terça-feira, 17 de novembro de 2015

Zumbi, dos Palmares!



ZUMBI  DOS  PALMARES
    

    Numa noite qualquer do ano de 1597, quarenta escravos fugiram de um engenho no sul de Pernambuco. Eram homens, mulheres, jovens, velhos e crianças. Caminharam durante vários dias, na direção do sol poente, subindo e descendo serras e precipícios. Depois de vinte dias de caminhada, encontraram um lugar seguro:  a serra do Barriga, em Alagoas. Dali podiam enxergar quem viesse dos quatro cantos; havia água e muitas palmeiras. Estava sendo criado, ali, o Quilombo de Palmares e começava uma guerra que durou cem anos entre os donos dos engenhos (brancos) e os escravos que fugiram e fundaram o quilombos, os quilombolas.
     Os fundadores do Quilombo de Palmares eram liderados por um negro muito valente chamado Ganga Zumba, que significa “grande chefe”. Em 1670, quando Palmares já reunia muito mais escravos fugidos, passou a ser chefiado por um líder muito mais forte e ousado, de 23 anos, chamado Zumbi.
     A grande diferença entre Zumbi e Ganga Zumba é que Zumbi já nasceu livre, dentro do Quilombo de Palmares. Por ter nascido ali, sabia que deveria lutar para defender a sua gente e que era possível fugir da escravidão. Afinal já fazia muito tempo que eles resistiam e venciam os saldados que atacavam o Quilombo.
     Zumbi foi o grande herói da luta contra a escravidão. Ele combateu durante vinte e cinco anos, até que em 1695 os soldados conseguiram destruir o Quilombo. Ninguém tem certeza, até hoje, do que aconteceu com Zumbi, pois ninguém mais o viu depois do dia 20 de novembro de 1695. mas ele continuou vivo na memória, incentivando os negros a lutarem pela liberdade do seu povo. Por isso, o dia 20 de novembro é hoje considerado o “Dia da consciência negra”, para nos lembrar a luta de Zumbi.

(Zumbi, São Paulo, Moderna, 1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.