SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “CONTOS DE MISTÉRIO”
- Público-alvo: alunos da Oficina
de Português – Ensino Fundamental
II
- Gênero Privilegiado: Literário /
Contos de Mistério
- Tipo Textual: Narrativo
- Período de desenvolvimento: 01 mês
- Interdisciplinaridade: Português
e Artes
- Público alvo: alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
1)
Justificativa
O gênero escolhido – contos de
mistério – tem como principal objetivo o de intensificar o contato dos alunos
com esse tipo textual, ampliando seu repertório de contos narrativos.
Conversar sobre histórias que despertam
o medo e o suspense possibilita aos alunos situações onde é possível verificar,
dentro do gênero textual, as principais características do texto, como
descrições, cenários, personagens, construindo gradativamente o clímax e desfecho
surpreendentes.
Além disso, as questões apresentadas
trabalham a compreensão do texto, solicitando a localização de informações,
inferências ou deduções, assim como o uso adequado de recursos como a pontuação
expressiva, onomatopéias e palavras que dão sentido e emoção aos textos lidos e
produzidos.
2) Objetivos Específicos
a)
Em relação aos conteúdos procedimentais:
- Ler diferentes textos de forma
autônoma;
- Ouvir, ler e escrever contos de
assombração;
- Perceber que os cenários e os
personagens são sempre caracterizados para criar um clima de mistério;
- Aprender a planejar textos orais
em situações comunicativas reais ou simuladas;
- Participar das interações que
envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar,
escutando com atenção e compreensão;
- Grafar corretamente as palavras;
- Reescrever textos, preocupando-se com
concordância verbal e nominal;
- Pontuar textos analisando as
várias possibilidades de organização de um diálogo.
- Levantar hipóteses sobre o tema
ou assunto desenvolvido nos textos informativos;
- Encontrar informações nos textos,
mapas, tabelas e demais portadores textuais;
Participar da produção coletiva do conto escolhido pela turma, utilizando diferentes estratégias de criação. - Utilizar corretamente a pontuação
expressiva, a partir da necessidade de transmitir emoções;
- Participar da revisão do texto
coletivo, usando adequadamente os conhecimentos prévios e os construídos
durante o desenvolvimento do projeto.
Nas
Oficinas de Artes:
- Ilustrar o texto, representando
artisticamente suas emoções e sentimentos em relação ao conto trabalhado.
- Participar da produção de
dramatização do texto escolhido pela turma.
b)
Em relação aos conteúdos atitudinais:
- Valorizar a leitura como fonte de
informação, lendo para aprender;
- Interessar-se pela escrita, como
instrumento de interação;
- Desenvolver um comportamento
leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
- Desenvolver atitudes de escuta de
textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens;
- Valorizar a cultura popular,
percebendo sua influência em usos, costumes, superstições e tradições
orais de determinado povo.
- Perceber as emoções, sensações e
sentimentos transmitidos pelos textos do gênero trabalhado.
- Participar de maneira colaborativa
no desenvolvimento das atividades, mostrando interesse, respeito e
disposição em efetivar as atividades propostas.
2)
Metodologia: Etapas previstas
- Apresentar
o tema para os alunos, ouvindo suas sugestões, levantando seus
conhecimentos prévios e idealizando a participação na produção de um livro
de contos.
- Ler,
permanentemente, contos variados, para despertar o gosto pela leitura e
ampliar seu repertório (leitura feita pela professora).
- Listar
com os alunos os contos mais conhecidos e apreciados pela turma.
- Pesquisar
novas e antigas histórias, explorando os livros do acervo.
- Desenvolver
atividades de interpretação de texto, localizando informações, sequências
de fatos, etc.
- Desenvolver
atividades de análise e reflexão sobre a língua, incluindo tarefas que
explorem ortografia e gramática.
- Produzir
um texto narrativo, tendo como base o conto escolhido pela turma, sendo o
professor escriba e mediador dos desafios que se apresentarem no decorrer
da produção coletiva.
- Revisar,
coletivamente, o texto coletivo, junto dos alunos, enfocando questões
ortográficas e gramaticais.
- Ilustrar
o conto produzido pela turma, trabalhando de maneira interdisciplinar nas
Oficinas de Arte.
- Produzir
a dramatização do conto escolhido, planejando as etapas necessárias para
sua apresentação.
3) Recursos didáticos e materiais:
- Atividades
impressas,
- Registros
no Caderno do aluno;
- Filmes;
- Materiais
da Oficina de Arte para produção das ilustrações.
- Contos
e Livros paradidáticos de literatura infanto-juvenil.
4) Avaliação:
Em
relação à linguagem oral: Habilidades gerais do aluno como falante:
·
Expõe
suas idéias e conhecimentos?
·
Formula
perguntas e respostas com clareza?
·
Explica
e defende seus pontos-de-vista?
·
Expõe
suas dúvidas?
·
Leva
em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
·
Gosta
de ler textos em voz alta para os outros?
Habilidades
gerais do aluno como ouvinte:
·
Sabe
sua hora de falar e ouvir?
·
Tem concentração em quem fala?
·
Gosta
de ouvir textos lidos ou contados por outros?
Em
relação às competências leitoras: Habilidades gerais do aluno como leitor de
textos diversos
- Usa
estratégia de antecipação através do portador/suporte de texto, do título,
do autor, do gênero, da ilustração?
- Usa
estratégia de inferência, levando em conta o contexto?
- Socializa
sua leitura por iniciativa própria?
- Socializa
sua leitura por solicitação de outros?
- Percebe
a intencionalidade do autor?
- Lê em voz alta com fluência (depois de
ter compreendido o texto)? Socializa quais tipos de texto gosta de ler?
- Expõe
suas dúvidas?
- Leva em conta a finalidade de sua fala e
o seu interlocutor?
- Gosta
de ler textos em voz alta para os outros?
Em
relação à produção de textos escritos:
- Relaciona
a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e
interlocutor?
- Faz
da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas
e suas versões do texto?
- Atende
à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de textos de
acordo com sua função social?
- Desenvolve
o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos
coesivos?
- Segmenta
o texto de acordo com sua especificidade?
- Tem
domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?Fundamenta
suas opiniões e respostas?
Referências
Bibliográficas
- Fundamentação
Teórica:
BRASIL. MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais
para as 4 primeiras séries do Ensino Fundamental. Brasília, 1997.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o imaginário. Porto Alegre, Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 3ª edição. São Paulo, Trajetória Cultural, 1990.
WEISZ, Telma. In Curso LETRA E VIDA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o imaginário. Porto Alegre, Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 3ª edição. São Paulo, Trajetória Cultural, 1990.
WEISZ, Telma. In Curso LETRA E VIDA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.
- Fonte
das atividades de leitura e escrita: Livros didáticos
Língua Portuguesa, 4ª série, Editora Moderna.
Língua Portuguesa, Projeto Conviver, 5º ano,
Editora Moderna.
Língua Portuguesa, Projeto Prosa, 5º ano,
Editora Saraiva.
Língua Portuguesa, De olho
no Futuro, 4º ano, Editora FTD.
Português, Projeto Pitanguá, 4º ano, Editora Moderna.
COLETÂNEA DE ATIVIDADES
OUTRAS LEITURAS
Ótimo projeto!
ResponderExcluirObrigada por compartilhá-lo!
parabéns ótima sugestão de trabalho gostei muito.
ResponderExcluirprojeto maravilhoso, uma sugestão muito gratificante, parabéns até mesmo pela atitude de compartilhar-lo.
ResponderExcluirO último conto não tem o autor, você poderia me falar qual é o autor
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirAdorei essa Sequencia Didática!