domingo, 29 de setembro de 2013

Sequência Didática - "CONTOS DE MISTÉRIO"

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – “CONTOS DE MISTÉRIO”

                                            

  • Público-alvo: alunos da Oficina de Português – Ensino Fundamental II                              
  • Gênero Privilegiado: Literário / Contos de Mistério
  • Tipo Textual: Narrativo
  • Período de desenvolvimento: 01 mês
  • Interdisciplinaridade: Português e Artes
  • Público alvo: alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

1)    Justificativa
O gênero escolhido – contos de mistério – tem como principal objetivo o de intensificar o contato dos alunos com esse tipo textual, ampliando seu repertório de contos narrativos.
Conversar sobre histórias que despertam o medo e o suspense possibilita aos alunos situações onde é possível verificar, dentro do gênero textual, as principais características do texto, como descrições, cenários, personagens, construindo gradativamente o clímax e desfecho surpreendentes.
Além disso, as questões apresentadas trabalham a compreensão do texto, solicitando a localização de informações, inferências ou deduções, assim como o uso adequado de recursos como a pontuação expressiva, onomatopéias e palavras que dão sentido e emoção aos textos lidos e produzidos.

2) Objetivos Específicos
a) Em relação aos conteúdos procedimentais:
  • Ler diferentes textos de forma autônoma;
  •  Ouvir, ler e escrever contos de assombração;
  • Perceber que os cenários e os personagens são sempre caracterizados para criar um clima de mistério;
  • Aprender a planejar textos orais em situações comunicativas reais ou simuladas;
  • Participar das interações que envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção e compreensão;
  • Grafar corretamente as palavras;
  •  Reescrever textos, preocupando-se com concordância verbal e nominal;
  • Pontuar textos analisando as várias possibilidades de organização de um diálogo.
  • Levantar hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido nos textos informativos;
  • Encontrar informações nos textos, mapas, tabelas e demais portadores textuais;
     Participar da produção coletiva do conto escolhido pela turma, utilizando diferentes estratégias de criação.
  • Utilizar corretamente a pontuação expressiva, a partir da necessidade de transmitir emoções;
  • Participar da revisão do texto coletivo, usando adequadamente os conhecimentos prévios e os construídos durante o desenvolvimento do projeto.
Nas Oficinas de Artes:
  • Ilustrar o texto, representando artisticamente suas emoções e sentimentos em relação ao conto trabalhado.
  • Participar da produção de dramatização do texto escolhido pela turma.

b) Em relação aos conteúdos atitudinais:
  • Valorizar a leitura como fonte de informação, lendo para aprender; 
  • Interessar-se pela escrita, como instrumento de interação; 
  • Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais; 
  • Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens; 
  • Valorizar a cultura popular, percebendo sua influência em usos, costumes, superstições e tradições orais de determinado povo. 
  • Perceber as emoções, sensações e sentimentos transmitidos pelos textos do gênero trabalhado.
  • Participar de maneira colaborativa no desenvolvimento das atividades, mostrando interesse, respeito e disposição em efetivar as atividades propostas. 

2)    Metodologia: Etapas previstas
  • Apresentar o tema para os alunos, ouvindo suas sugestões, levantando seus conhecimentos prévios e idealizando a participação na produção de um livro de contos.
  • Ler, permanentemente, contos variados, para despertar o gosto pela leitura e ampliar seu repertório (leitura feita pela professora).
  • Listar com os alunos os contos mais conhecidos e apreciados pela turma.
  • Pesquisar novas e antigas histórias, explorando os livros do acervo.
  • Desenvolver atividades de interpretação de texto, localizando informações, sequências de fatos, etc.
  • Desenvolver atividades de análise e reflexão sobre a língua, incluindo tarefas que explorem ortografia e gramática.
  • Produzir um texto narrativo, tendo como base o conto escolhido pela turma, sendo o professor escriba e mediador dos desafios que se apresentarem no decorrer da produção coletiva.
  • Revisar, coletivamente, o texto coletivo, junto dos alunos, enfocando questões ortográficas e gramaticais.
  • Ilustrar o conto produzido pela turma, trabalhando de maneira interdisciplinar nas Oficinas de Arte.
  • Produzir a dramatização do conto escolhido, planejando as etapas necessárias para sua apresentação.

3)    Recursos didáticos e materiais:
  • Atividades impressas,
  • Registros no Caderno do aluno;
  • Filmes;
  • Materiais da Oficina de Arte para produção das ilustrações.
  • Contos e Livros paradidáticos de literatura infanto-juvenil.
4)    Avaliação:
Em relação à linguagem oral: Habilidades gerais do aluno como falante: 
·         Expõe suas idéias e conhecimentos? 
·         Formula perguntas e respostas com clareza? 
·         Explica e defende seus pontos-de-vista? 
·         Expõe suas dúvidas? 
·         Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor? 
·         Gosta de ler textos em voz alta para os outros? 

Habilidades gerais do aluno como ouvinte:
·         Sabe sua hora de falar e ouvir? 
·          Tem concentração em quem fala? 
·         Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

Em relação às competências leitoras: Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos
  • Usa estratégia de antecipação através do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração? 
  • Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto? 
  • Socializa sua leitura por iniciativa própria? 
  • Socializa sua leitura por solicitação de outros? 
  • Percebe a intencionalidade do autor? 
  •  Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)? Socializa quais tipos de texto gosta de ler?
  • Expõe suas dúvidas? 
  •  Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor? 
  • Gosta de ler textos em voz alta para os outros? 

Em relação à produção de textos escritos:
  • Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor? 
  • Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto? 
  • Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de textos de acordo com sua função social? 
  • Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos? 
  • Segmenta o texto de acordo com sua especificidade? 
  • Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?Fundamenta suas opiniões e respostas?

Referências Bibliográficas
  • Fundamentação Teórica:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para as 4 primeiras séries do Ensino Fundamental. Brasília, 1997.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o imaginário. Porto Alegre, Artmed, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 3ª edição. São Paulo, Trajetória Cultural, 1990.

WEISZ, Telma. In Curso LETRA E VIDA – Programa de Formação de Professores Alfabetizadores.

  • Fonte das atividades de leitura e escrita: Livros didáticos
Língua Portuguesa, 4ª série, Editora Moderna.
Língua Portuguesa, Projeto Conviver, 5º  ano, Editora Moderna.
Língua Portuguesa, Projeto Prosa, 5º  ano, Editora Saraiva.
Língua Portuguesa, De olho no Futuro, 4º ano, Editora FTD.

Português, Projeto Pitanguá, 4º ano, Editora Moderna.



COLETÂNEA DE ATIVIDADES 























































 BANCO DE IMAGENS



















OUTRAS LEITURAS









5 comentários:

  1. Ótimo projeto!
    Obrigada por compartilhá-lo!

    ResponderExcluir
  2. parabéns ótima sugestão de trabalho gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. projeto maravilhoso, uma sugestão muito gratificante, parabéns até mesmo pela atitude de compartilhar-lo.

    ResponderExcluir
  4. O último conto não tem o autor, você poderia me falar qual é o autor

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!
    Adorei essa Sequencia Didática!

    ResponderExcluir

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.