QUE LETRA DEVEMOS USAR EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO???
Uma das tarefas mais difíceis na hora de preparar atividades, é a escolha da fonte e de seu tamanho. Letras miúdas ou muito trabalhadas não favorecem às crianças em processo de aquisição da escrita. Mesmo aos leitores mais experientes, essa tarefa é árdua, uma vez que diversas fontes, embora "bonitas" ou "estilosas" levam o leitor a desafiar suas estratégias cognitivas, na tentativa de "decodificar" o que está escrito.
Antes de elaborar suas atividades, reflita sobre as informações abaixo:
Letras e tamanhos
De acordo com o Manual de Orientação para Produção Editorial, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o corpo da fonte deve ser escolhido em função do leitor a que se destina.
Não há obrigatoriedade nesta regra, mas podemos usá-la ao produzir textos escritos para nossas crianças, já que é um fator que influencia na facilidade de leitura e na compreensão do texto.
FAIXA ETÁRIA
|
TAMANHO DA FONTE
|
Menores de 7 anos
|
Corpo 24
|
De
|
Corpo 18
|
De
|
Corpo 16
|
De
|
Corpo 14
|
De
|
Corpo 12
|
A partir dos 12 anos
|
Corpo 10
|
As letras muito trabalhadas, somente devem ser usadas para algum destaque ou efeito artístico, já que sua leitura é difícil.
Outro conceito interessante é o de entrelinha, isto é, a distância entre a base de duas linhas de texto consecutivas. A entrelinha interfere no peso visual do texto e da página.
Faça experiências mudando o corpo e a entrelinha de qualquer texto e observe as diferenças.
Exemplos:
A B C D E F G (FONTE 24)
A B C D E F G (FONTE 18)
A B C D E F G (FONTE 16)
A B C D E F G (FONTE 14)
A B C D E F G (FONTE 12)
A B C D E F G (FONTE 10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário