segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Letras e tamanhos adequados às atividades pedagógicas


QUE LETRA DEVEMOS USAR EM ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO???


Uma das tarefas mais difíceis na hora de preparar atividades, é a escolha da fonte e de seu tamanho. Letras miúdas ou muito trabalhadas não favorecem às crianças em processo de aquisição da escrita. Mesmo aos leitores mais experientes, essa tarefa é árdua, uma vez que diversas fontes, embora "bonitas" ou "estilosas" levam o leitor a desafiar suas estratégias cognitivas, na tentativa de "decodificar" o que está escrito.


Antes de elaborar suas atividades, reflita sobre as informações abaixo:


Letras e tamanhos

De acordo com o Manual de Orientação para Produção Editorial, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o corpo da fonte deve ser escolhido em função do leitor a que se destina.
Não há obrigatoriedade nesta regra, mas podemos usá-la ao produzir textos escritos para nossas crianças, já que é um fator que influencia na facilidade de leitura e na compreensão do texto.

FAIXA ETÁRIA
TAMANHO DA FONTE
Menores de 7 anos
Corpo 24
De 7 a 8 anos
Corpo 18
De 8 a 9 anos
Corpo 16
De 9 a 10 anos
Corpo 14
De 10 a 11 anos
Corpo 12
A partir dos 12 anos
Corpo 10

As letras muito trabalhadas, somente devem ser usadas para algum destaque ou efeito artístico, já que sua leitura é difícil.
Outro conceito interessante é o de entrelinha, isto é, a distância entre a base de duas linhas de texto consecutivas. A entrelinha interfere no peso visual do texto e da página.
Faça experiências mudando o corpo e a entrelinha de qualquer texto e observe as diferenças.



Exemplos:


A B C D E F G  (FONTE 24)
A B C D E F G  (FONTE 18)
A B C D E F G  (FONTE 16)
A B C D E F G  (FONTE 14)
A B C D E F G  (FONTE 12)


A B C D E F G  (FONTE 10)

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