domingo, 24 de janeiro de 2016

Teste: Mitos e verdades sobre diagnóstico inicial




 Artigo da Revista Escola, por Fernanda Salla

Mitos e verdades sobre o diagnóstico inicial


Neste teste, apresentamos 15 frases sobre as sondagens com alunos do 6º ano. Leia e responda se considera as afirmações verdadeiras ou falsas.
No fim do questionário, não há tabulação de erros e acertos. A intenção é convidar você a refletir sobre a função da avaliação inicial e apontar maneiras de fugir dos equívocos mais comuns.


1. Em uma disciplina com a qual o aluno nunca teve contato, o ideal é partir do pressuposto que eles não sabem nada sobre o conteúdo.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Língua Estrangeira é um exemplo de disciplina que só é obrigatória depois do 6º ano, porém isso não quer dizer que as crianças não conhecem algo sobre o inglês ou o espanhol. Palavras estrangeiras fazem parte do dia a dia delas. A sondagem deve levantar o que elas já sabem sobre o assunto e não só o que aprenderam oficialmente na escola.
2. É preciso tentar identificar o que os alunos não sabem em vez de focar o que eles sabem.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Um conhecimento potencializa outro. Segundo David Paul Ausubel (1918-2008), o conhecimento prévio da criança oferece pontos de ancoragem para que o novo conteúdo possa se desenvolver, seja qual for ele. Por isso, vale levantar o que já é sabido para partir dele na hora de ensinar.
3. A avaliação inicial não é sinônimo de prova.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. A sondagem nem sempre precisa ser por prova escrita. Ela pode acontecer por meio de uma conversa, da observação dos alunos, análise do material produzido por eles, entre outras maneiras, desde que seja planejada. A área de Educação Física, por exemplo, é muito ligada à prática e à linguagem corporal, portanto em algumas situações a observação dos alunos pode ser mais adequada para avaliá-los do que uma lista de perguntas e respostas.
4. O diagnóstico inicial pode ser realizado apenas verificando se as respostas dos alunos estão certas e erradas.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Mesmo que dois alunos respondam corretamente a uma questão, o modo como elaboram suas respostas pode dizer muito sobre eles. Um professor de Língua Estrangeira que pergunta ''How old are you?'' pode receber as seguintes respostas: ''Eleven'' ou ''I am eleven years old''. As duas estão corretas, mas o segundo aluno mostra que não só entende a pergunta como também domina a construção de frases, um nível mais avançado do que o primeiro. Além disso, os erros dos alunos podem demonstrar hipóteses diferentes no percurso de construção de um conhecimento.
5. O diagnóstico inicial não precisa abranger todo o conteúdo da disciplina de uma só vez.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. Por ser bastante extenso, não é possível levantar tudo o que as crianças sabem sobre o conteúdo do ano em uma única sondagem. O ideal é realizar diagnósticos específicos antes de entrar em cada assunto novo.
6. O diagnóstico inicial não pode demorar muito tempo para ser concluído.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. Na tentativa de avaliar todos individualmente, é comum que o professor demore mais de um mês para finalizar a atividade. Sondagens muito extensas podem levar a distorções porque, entre o diagnóstico do primeiro aluno e do último, todos podem ter construído novos conhecimentos.
7. Perguntas abertas – como “o que você sabe sobre números?” – podem induzir ao erro.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. As perguntas ou as situações-problema devem ser objetivas, para conseguir extrair da criança exatamente o que você quer saber. Além disso, a avaliação diagnóstica não é para prejudicar o aluno e sim para dar subsídios para o professor fazer seu planejamento e ajudar a turma a avançar no aprendizado. Se for mal elaborada, ela não consegue cumprir o seu papel de diagnóstico.
8. É essencial escolher atividades adequadas à competência e ao conteúdo a ser avaliado.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. É preciso tomar cuidado para não errar o alvo da avaliação. Em Língua Portuguesa ou Estrangeira, por exemplo, se a ideia é levantar a capacidade leitora da turma, perguntas que precisam de uma resposta dissertativa não são a melhor opção, pois o aluno pode ter entendido o texto e a pergunta, mas ter dificuldade em escrever.
9. O objetivo da sondagem é que os alunos demonstrem o conhecimento de assuntos específicos e já decorados.
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Você acertou. A afirmação é falsa. A sondagem não deve focar questões que visem a decoreba, sem que haja uma reflexão por parte da criança. Não se deve, por exemplo, cobrar datas históricas ou termos específicos de Ciências de forma desvinculada dos conceitos que se pretende ensinar.
10. Não é preciso manter um registro dos saberes.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Ter um registro sistematizado dos alunos ou um portfólio das produções deles ajuda a acompanhar melhor o desenvolvimento de cada um e combater suas dificuldades. Além disso, serve de material valioso para que educadores dos anos seguintes possam conhecer os estudantes.

11. . A avaliação inicial deve valer nota.

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Você acertou. A afirmação é falsa. Muitos professores usam o diagnóstico como forma de classificar os alunos e não para trabalhar com os diferentes saberes.
12. As informações levantadas no diagnóstico inicial devem ser consideradas no planejamento das aulas.
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Você acertou. A afirmação é verdadeira. Não adianta fazer a sondagem para deixá-la dentro da gaveta. Use para socializar saberes já desenvolvidos, organizar duplas ou grupos de trabalho, planejar atividades etc.
13. Não é preciso realizar avaliações diagnósticas todos os anos, já que os saberes das crianças são bem parecidos.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Mesmo que tenham a mesma formação escolar, cada criança é única, resultado do seu desenvolvimento cognitivo e do contexto sociocultural em que está. Por isso, o perfil das turmas sempre muda e há diferentes demandas de aprendizado dentro delas. O resultado do diagnóstico feito com uma turma não se aplica a outra.
14. Em Língua Estrangeira, o professor deve fazer somente perguntas que não exijam respostas no idioma.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Isso serve para que você consiga avaliar não somente se a criança entende a questão, mas também se ela se comunica bem na língua estudada. “Se você perguntar, em inglês, o nome da criança e ela responder, você sabe que ela entendeu a pergunta, mas não consegue avaliar a comunicação dela na outra língua, pois o nome não será traduzido”, esclarece Sandra Baumel Durazzo, selecionadora de Língua Estrangeira do Prêmio Victor Civita – Educador Nota 10
15. Em Matemática, pode-se dar uma lista de atividades, sem que seja necessário que os alunos registrem suas estratégias de resolução.
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Você acertou. A afirmação é falsa. Situações-problema são mais avaliativas que listas de exercícios descontextualizados. Além disso, caso o professor não peça as estratégias de resolução das crianças, não dá para identificar os raciocínios que fazem e o que elas já sabem.


Para acessar esse artigo no original, clique em:
http://revistaescola.abril.com.br/testes/diagnostico-inicial.shtml

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