Área do conhecimento:
Multidisciplinar. Foco na Pluralidade Cultural.
Duração: semestral.
Justificativa
Para os alunos, o tema da Pluralidade
Cultural oferece oportunidades de conhecimento de suas origens como
brasileiro e como participante de grupos culturais específicos. Ao valorizar as
diversas culturas que estão presentes no Brasil, propicia ao aluno a
compreensão de seu próprio valor, promovendo sua autoestima como ser humano
pleno de dignidade. [...]
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :
pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. –
Brasília : MEC/SEF, 1997.
Objetivos
Desenvolver o conhecimento e à
valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos
sociais que convivem no território nacional, tendo como principal estudo a
cultura nipo-brasileira.
Desenvolvimento - Etapas previstas: 12 aulas
1ª) Introdução à Cultura Nipo-brasileira
Duração: 01 aula.
a) Roda de conversa sobre o tema: levantamento de conhecimentos
prévios dos alunos: quem são os imigrantes japoneses e quando chegaram ao
Brasil. Leitura de texto informativo ou exibição de documentário.
2º) Confecção da Cerejeira
em Flor
Duração: 02 aulas.
a) Leitura de conto oriental sobre a origem e a simbologia da
Cerejeira.
b) Confecção de uma cerejeira, com galhos secos e dobraduras de
flor em papel crepom.
Materiais:
Galhos secos e terra natural (recolhidos na área verde da
escola);
Papel crepom cor de rosa;
Cola, tesoura, fita adesiva ou cola quente.
3ª) Um pouco da história
do Karatê
Duração: 02 aulas.
a) Leitura de texto informativo, contando sobre a origem do
Karatê;
b) Filme “Karatê Kid”. Após o filme, os alunos farão uma análise
da mensagem principal da história.
4ª) Origami
Duração: 02 aulas
a) Inicialmente, a professora fará uma explanação sobre a
técnica do Origami e seu significado na cultura oriental.
b) Apresentar algumas dobraduras já prontas e explicar sua
execução (passo-a-passo);
c) Em duplas ou individualmente, os alunos irão confeccionar
dobraduras diversas, com a técnica do Origami.
d) Montar um mural expositivo com as dobraduras prontas.
5ª) Sudoku
Duração: 01 aula
a) Leitura feita pela professora: significado, origem e execução
do Sudoku.
b) Desenvolvimento do Jogo Sudoku pelos alunos, em duplas ou
individualmente.
6ª) Tangram
Duração: 01 aula
a) Leitura feita pela professora: significado, origem e execução
do Tangram.
b) Desenvolvimento do Jogo Tangram pelos alunos, em duplas ou
individualmente, seguindo os modelos de figuras (sombras) oferecidos pela
professora.
Recursos Materiais:
·
Vídeos – filmes e
documentários;
·
Revistas, jornais.
·
Livros paradidáticos;
·
Folhas sulfite, papel kraft,
cartolina, papel dobradura, papel, crepom, E.V.A.
·
Materiais para pintura,
recorte, colagens, etc.
Sugestão de atividades:
Significado da Flor de Cerejeira
Flor de Cerejeira significa a beleza feminina e
simboliza o amor, a felicidade, a renovação e
a esperança.
É uma flor de origem asiática, conhecida como “Sakura”, a flor nacional
do Japão, onde estão documentadas mais de 300 variedades de cerejeiras.
No estado de São Paulo, apenas três variedades tiveram sucesso. São
elas: Okinawa, Himalaia e Yukiwari.
O início da floração das cerejeiras marca o fim do inverno e a
chegada da primavera. São aguardadas com ansiedade pelos japoneses, que
organizam em todo o país diversas festividades em torno do “Hanami” (ato de
contemplação das cerejeiras em flor que deixam a paisagem deslumbrante).
Uma lenda conta que a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana
Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa
bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter
originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde
esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor
de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da
existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a
flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam
a fragilidade da vida, cuja maior lição é aproveitar intensamente
cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta.
A popular tatuagem da flor de cerejeira é uma alusão à
fugacidade da vida e que por isso temos que apreciá-la e aproveitar cada
momento ao máximo, lembrando que assim como a flor da cerejeira é levada pelo
vento em pouco tempo, a nossa vida também pode terminar abruptamente. Esta
forma de viver era muito característica dos samurais.
É uma flor muito desenhada no “Moku Hanga”, uma arte japonesa
tradicional semelhante à xilogravura, em que a madeira serve de matriz para
impressão de gravuras e estampas japonesas.A flor de cerejeira é muito usada na
decoração, e flores de cerejeira artificiais são usadas para embelezar
ambientes.
A flor de cerejeira também é muito popular na arte tradicional japonesa
do origami, que através de dobras específicas
em papel, cria objetos e animais. Uma flor de cerejeira em origami representa
uma junção de dois aspetos fundamentais da cultura japonesa.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de
sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.
Existem vários
tipos de cerejeiras, algumas com fruto comestível (cereja), outros com fruto
não comestível e ainda outros que não apresentam frutos. No Japão, as
cerejeiras mais populares são as decorativas, que não apresentam frutos ou têm
frutos pequenos e não comestíveis.
https://www.significados.com.br/flor-de-cerejeira/
Sudoku
É um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância
racional de números. O Sudoku é proveniente de um acrônimo da expressão “Os
números devem ser únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru).
O primeiro passatempo do gênero foi publicado no final da
década de 1970, em Nova York, pela editora Dell Magazines. Somente no ano de
2004, foi que fizeram a primeira publicação do Sudoku na Inglaterra. A partir
desse momento, as publicações foram se espalhando pelo mundo inteiro,
tornando-se uma febre internacional.
Normalmente o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída
de sub-grades 3X3 denominadas de regiões. Certas células já contêm números,
chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as células vazias, com um
número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e região contenham os
números 1-9 apenas uma vez. Há três formas de resolver o Sudoku:
• Varredura; ocorre quando se varre a grade à procura de quadriculas
que possam conter apenas um número.
• Análise; é a análise de cada domínio à procura das posições onde cada
algarismo de 1 a 9 possa aparecer.
• Emparelhamento; é a análise feita com “olho clínico” para
identificar as situações que podem levar à simplificação do problema.
Além dos métodos de resolução o Sudoku apresenta também seu grau de
dificuldade, variando conforme a capacidade de cada pessoa. O Sudoku é aplicado
em diversas escolas com o intuito de trabalhar a capacidade do raciocínio
lógico dos estudantes, pois este requer bastante atenção e análise para obter
uma solução satisfatória.
Fonte: Eliene Percília
Equipe Brasil Escola
Regras do Jogo:
1. Sudoku é jogado numa malha de 9×9 quadradinhos, dividida
em sub-malhas de 3×3 quadradinhos, chamadas “quadrantes”.
2. O jogo inicia-se com quadrantes já preenchidos com alguns
números.
3. O objetivo do jogo é preencher os quadradinhos vazios com
números de 1 a 9, de modo que em cada sub-malha o número apareça uma única vez.
4. O número pode aparecer uma única vez em cada linha da
malha.
5. O número pode aparecer uma única vez em cada coluna da
malha.
História do Karatê
Gighin Funakoshi: pai do
Karatê Moderno
A palavra Karatê é de origem japonesa que significa mãos vazias. O
significado de mãos vazias pode ser definido como: Lutar sem armas, usando
corpo e mente, braços e pernas e todo e todo o corpo como uma arma para a
defesa pessoal. Mestre Funakoshi insistia ainda que “mãos vazias” podia ter o
sentido de esvaziar a mente, livrar-se do egoísmo e do apego desesperado pela
matéria. As Artes Marciais tem suas origens nos séculos V e IV antes de Cristo,
em países como Índia, China e Japão.
Monge Budista |
Conta a história que em 520 AC um monge budista, “Hindú”, BODHIDHARMA
(Daruma em japonês), viajou para a China para ensinar o budismo. Chegando a
China Daruma habitou o templo de Shaolin onde passou a ensinar sua filosofia.
Muitos de seus discípulos foram incapazes de acompanhar o treinamento devido a
pobre condição física. Então Daruma lhes ensinou um método de condicionamento
físico através do qual os monges recuperaram a energia corporal e espiritual.
Mas o estudo aprofundado e desenvolvido das Artes Marciais deu-se em OKINAWA,
ilha situada a sudoeste do Japão. Vários mestres vindo da China para esta ilha
trouxeram seus conhecimentos de artes marciais e cultura. A ilha de Okinawa por
ser um porto para vários navios acontecia uma grande troca de informações, um
verdadeiro intercambio de informações e conhecimentos sobre a arte de combate
pela grande variedade de povos que passavam por esta ilha. O Karatê desenvolveu-se na ilha de Okinawa nas três principais cidades:
SHURI – Cidade onde a realeza e os nobres viviam. O estilo de luta desta
cidade era denominado Shuri-tê e o grande mestre era Soken Matsumura.
NAHA – Cidade onde ficava situado o porto da ilha de Okinawa. O estilo
desta cidade era denominado Naha-tê e o grande mestre foi Kanryo Higaonna.
TOMARI – Cidade habitada por militares que possuíam habilidades em
várias artes de combate. O estilo de luta era o Tomari-tê e seu grande mestre
foi Kosaku Matsumura.
O desenvolvimento do Karatê moderno deve-se ao grande mestre Gichin
Funakoshi, que estudou e modernizou a arte de combate da ilha de Okinawa. Com
suas brilhantes demonstrações conseguiu levar o karatê para fora da ilha, e
assim divulgar para o mundo através dos seus alunos. No final do ano de 1921,
numa exposição de Educação Física promovida pelo governo japonês em Tókio,
Mestre Gichin Funakoshi, foi escolhido como representante da ilha para fazer a
primeira demonstração pública do Okinawa-tê à capital japonesa.
A primeira demonstração oficial de karatê ocorreu no ano de 1922,
promovida pelo governo japonês e realizada por Mestre Funakoshi, que
reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate-Do,
Mestre Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e
autodisciplina nas suas narrações.
Depois de Gichin Funakohi outros grandes mestres foram ao Japão para
divulgar a arte do Karate, entre estes: Chojun Miyagi do estilo Goju-ryu, Kenwa
Mabuni do estilo Shito-ryu e muitos outos grandes nomes que ajudaram a
desenvolver a bela arte do Karate-Do.
OKINAWA - Era MEIJI
Samurai |
Em 1968, inicia-se a revolução japonesa da era MEIJI, que entre outras
consequências trouxe o fim do domínio dos Satsuma sobre Okinawa. Porem seria
necessário ainda 30 anos para que os okinawenses aceitassem mostrar pelo menos
parte de sua arte marcial aos japoneses. Com o fim da hostilidade declarada e
secular entre okinawenses e japoneses, quando Okinawa se tornou fortemente
província japonesa pelo edito imperial de 1868, quando acabou a odiada opressão
dos Satsuma a ilha, exatamente quando o Japão promovia uma abertura para
ciências e as técnicas. Todavia para o BUDO foi um período sombrio que se
prolongaria até o século XX, e que começara com o edito Mutsuxa Hito, proibindo
aos samurais o porte do sabre e ordenando-lhes os cortes dos cabelos, causando um
momento hostil as artes tradicionais (o "chon mage" era um penteado
que simbolizava o status privilegiado do samurai. Os cabelos eram amarrados de
singular maneira em cima e abaixo do crânio).
Trajes típicos japoneses: Gueixa e Samurai |
O fim do domínio dos Satsuma
No inicio do século XVII, o Japão encerra a mais terrível guerra civil
onde o clã vencedor foi dos Togukawa e o vencido foi o clã dos Satsuma. Os
Satsuma dirigidos pela família Shimazu, derrotados porem não destruídos foram
enviados para as ilhas Ryu Kyu em 5 de abril de 1609, maneira astuciosa de
livra-se do inimigo e ao mesmo tempo estabelecer um controle japones sobre a
ilha que até então era domínio chines. Okinawa na época com meio milhão de
habitantes recebeu uma frota de três mil guerreiros, os Okinawenses ficaram sob
o jogo dos invasores até que em 1879 quando a ilha se tornou território
japonês, surgiram as primeiras ordens de Ichisa Chimazu, a principal foi
reforçar as disposições antigas, ficava proibida pela segunda vez, a posse de
todo o tipo de arma e qualquer pratica de caráter marcial. Já que os invasores
haviam confiscado todos os objetos e utensílios de ferro e desativado as
fundições. Assim se deu a influencia dos samurais, que praticando seus
exercícios como forma de arte marcial ou defesa pessoal, através dos quais desenvolveram
a disciplina, a paz, a moral e o civismo para impor a ordem a sua nação.
Fonte: http://www.karatejaguaribe.com.br/historia/karate/
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