Sequência Didática – Resenha Crítica”
Prof. Ana Maria de Lima A. Nogueira
Prof. Priscila M. Antunes da Silva
Prof. Helena C. Ferraz
Prof. Lígia M. J. de Deus Oliveira
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Tema/Gênero Textual: Resenha Crítica
Unidade Temática: Interpretação de Texto
Público alvo: alunos do 4º e 5º anos .
Duração: 6 a 8 aulas.
Conteúdos: Desenvolvimento de estratégia e
compreensão de leitura. Ideias
principais (significado/ significação).
Habilidades da BNCC:
(EF35LP05) Inferir o sentido
de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da
frase ou do texto.
Objetivos Gerais:
- Ampliar vocabulário;
- Ler textos de diferentes gêneros, utilizando indicadores para fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo;
- Estabelecer conexões entre o texto, contexto e conhecimentos prévios de diferentes gêneros;
- Analisar diferentes sentidos atribuídos a um texto.
Objetivos Específicos:
Ler resenha crítica
identificando sua estrutura.
Desenvolvimento:
- Atividade: Conhecendo e interpretando o gênero textual resenha crítica.
- Materiais e recursos utilizados: Folha impressa com o texto – e questões
dissertativas e de múltipla escolha.
Atividade 1 - Leitura e interpretação de texto
Leia atentamente o texto
abaixo e responda as questões solicitadas. No final das questões estão algumas
palavras e seu significado para ajudá-lo(a).
Uma
Chapeuzinho Vermelho
“Uma Chapeuzinho Vermelho” foge ao
conto original no qual uma menina indefesa sai para visitar sua avó e é
aterrorizada por um lobo.
Nesta versão da autora e ilustradora
Marjolaine Leray, Chapeuzinho é uma menina sabida, delicada, aparentemente
indefesa, mas que sabe se virar e enfrentar perigos com recursos próprios.
A delícia dessa historinha curtinha
e inocente é exatamente este contraponto: Chapeuzinho Vermelho, apesar de
frágil e indefesa diante de um lobo sagaz, utiliza sua inteligência e
capacidade de iludir o lobo para se livrar do perigo iminente.
Esta versão, de forma lúdica,
simples e divertida, apresenta uma protagonista capaz de enrolar o lobo. Ela é
pega, mas ganha tempo. Trava um diálogo em que ela dá as cartas e se torna dona
do jogo, saindo de vítima com muito humor.
Estamos diante de uma Chapeuzinho
Vermelho “descolada”, que sabe se virar e se defender de perigos quando eles
surgem, como no diálogo imperdível em que ela, abrindo a boca do lobo, diz para
ele: “Gente, que dentões!”. E o lobo responde com sua fala clássica: “São pra
te comer!”. E ela retruca, decidida e destemida: “Não, senhor”. Ele diz
“Não?”. Ela, então, responde, como se
estivesse sem graça diante do que iria dizer: “Você tem mau hálito”.
E, dessa forma, essa Chapeuzinho
ganha tempo e acaba com o Lobo.
Moral da história: podemos sair de
algumas enrascadas da vida apenas com um pouco de bom humor e sacadas
inteligentes e rápidas. Um bom aprendizado para meninos e meninas.
Afinal, a vida é repleta de lobos
maus e vencê-los também é possível, mesmo sendo menor que eles e mais frágeis.
Fica uma sugestão "
descolada", com humor sutil e irreverente mostrando que toda história pode
ser contada de uma outra forma.
Texto de Luiz Guilherme Beaurepaire
Publicado em: 11 de outubro de 2018.
Disponível em: < https://www.bonslivrosparaler.com.br>
Questão 1 – O texto acima é:
(A) um trecho do livro “Uma
Chapeuzinho Vermelho”.
(B) uma resenha do livro
“Uma Chapeuzinho Vermelho”.
(C) um conto da Chapeuzinho
Vermelho.
(D) uma notícia do
lançamento de um livro.
Questão 2 – Quem escreveu o texto lido?
Quando o texto foi publicado?
R.____________________________________________________________________________
Questão 3 – O primeiro parágrafo do texto é:
(A) uma opinião sobre o
livro “Uma Chapeuzinho Vermelho”.
(B) uma descrição do livro
“Uma Chapeuzinho Vermelho”.
(C) um trecho do livro “Uma
Chapeuzinho Vermelho”.
(D) uma comparação sobre o
livro “Uma Chapeuzinho Vermelho” e a história original.
Questão 4 – Na passagem, “[...] Chapeuzinho
é uma menina sabida, delicada, aparentemente indefesa, mas que sabe se virar e
enfrentar perigos com recursos próprios”, quem escreveu o texto quis passar aos leitores que a personagem:
(A) é dependente de outras
pessoas para resolver seus problemas.
(B) tem medo de enfrentar
seus problemas.
(C) enfrenta o perigo com
ajuda de outras pessoas.
(D) enfrenta os perigos
sozinha.
Questão 5 – Escreva a parte do texto que
apresenta o resumo da história narrada no livro “Uma Chapeuzinho Vermelha”:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 6 – O autor do texto diz que a
Chapeuzinho Vermelho é “descolada”, qual o sentido dessa palavra no texto:
(A) Esperta
(B) Lenta
(C) Estúpida
(D) Pateta
Questão 7 – Qual o diálogo que o autor do
texto cita para explicar o porquê utilizou a palavra “descolada” para descrever
a Chapeuzinho Vermelho.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 2 - Leitura e Interpretação de texto
- Atividade: Interpretando o gênero textual resenha crítica.
- Materiais e recursos utilizados: Texto – “Estreia novo filme da Disney, “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”
- Desenvolvimento: Será apresentado o texto “Estreia novo filme da Disney, Cristopher Robin – Um Reencontro Inesquecível” que é uma resenha do livro que leva o mesmo nome. Após leitura os alunos deverão responder as questões que são alternativas e dissertativas.
Atividade 2
Leia atentamente
o texto abaixo e responda as questões solicitadas. No final das questões estão
algumas palavras e seu significado para ajudá-lo(a).
Aos 40 anos de idade, Christopher
Robin já não é mais aquele menino sapeca e criativo que brincava com o Ursinho
Pooh e sua turma no bosque dos Cem Acres. Depois de ter deixado seus ursinhos
de pelúcia de lado para estudar em um internato, as brincadeiras já não fazem
parte da sua realidade.
Morando em Londres, na capital da
Inglaterra, ele trabalha tanto em uma fábrica de malas de viagem, que quase não
encontra tempo para sua mulher e a sua filha – nem mesmo para viajar.
É quando Pooh aparece pedindo ajuda
para encontrar sua antiga turma.
Christopher ajuda Pooh a se reunir
de novo com Tigrão, Leitão, Ló, Corujão, Coelho e Can.
Logo ele tem que voltar ao trabalho, mas Pooh e sua turma preparam
uma surpresa: decidem que é a vez deles ajudarem Christopher a encontrar tempo
para curtir uma boa preguiça e se divertir.
Longe de ser um filme só para
crianças, o longa da Disney “Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível”
emociona também os adultos. A live-action deixa
a mensagem de que é triste crescer se você se esquece da importância de
brincar, curtir a vida e simplesmente ficar sem fazer nada, às vezes.
O que é uma live-action?
É a versão de uma animação com atores reais representando
personagens que antes eram desenho animado.
Disponível
em: <https://jornaljoca.com.br>. (Com cortes).
Publicado em: 16 de agosto de 2018.
Questão 1 –
Pode-se afirmar que o texto lido é:
a) uma crônica sobre o filme
“Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.
b) uma resenha do filme “Christopher
Robin – Um Reencontro Inesquecível”.
c) uma reportagem sobre o filme
“Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.
d) um artigo de opinião sobre o
filme “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”.
Questão 2 –
Identifique o objetivo de quem escreveu o texto acima:
R.______________________________________________________________
Questão 3 –
Em “[...] aquele menino sapeca e criativo que brincava com o Ursinho Pooh
[...]”, o termo “brincava” indica um fato:
(A) esperado na infância de
Christopher Robin.
(B) duvidoso na infância de
Christopher Robin.
(C) frequente na infância de
Christopher Robin.
(D) passageiro na infância de
Christopher Robin.
Questão 4 –
Aponte o fato que motivou Christopher a deixar os seus ursinhos de pelúcia de
lado:
(A) a falta de tempo.
(B) a ida para o internato.
(C) a mudança de cidade.
(D) o desinteresse pelas
brincadeiras.
Questão 5 – A
vida de Christopher Robin começa a mudar no momento em que:
a) “[...] Pooh aparece pedindo ajuda
para encontrar sua antiga turma.”
b) “[...] ajuda Pooh a se reunir de
novo com Tigrão [...]”
c) “[...] ele tem que voltar ao
trabalho [...]”
d) “[...] Pooh e sua turma ...
decidem que é a vez deles ajudarem Christopher [...]”
Questão 6 –
Localize o segmento do texto em que o autor avalia o novo filme da Disney:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 7 – No trecho “É a versão de uma
animação com atores reais [...]”, o autor do texto:
(A) dá um exemplo.
(B) faz uma conclusão.
(C) apresenta uma explicação.
(D) estabelece uma comparação
Questão 8 – Se você estivesse procurando um filme para assistir
e lesse a resenha sobre esse filme, iria assisti-lo? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 3 - Planejamento e Produção de Texto
Conteúdos:
- Ampliação do sistema alfabético/convenções de escrita.
- Construção/ampliação do sistema alfabético/estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão.
- Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação.
Habilidades da BNCC:
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um
texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras
básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de
exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do
discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um
texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes
pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero,
recursos de coesão. pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de
relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível
suficiente de informatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto em
unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de
acordo com as características do gênero textual.
Objetivos:
- Compreender as regras ortográficas de funcionamento do sistema de escrita, utilizando-as em suas produções; utilizar em seus textos a concordância nominal e verbal;
- Fazer uso dos sinais de pontuação; escrever textos buscando aproximação com as características linguísticas e discursivas do gênero;
- Explorar a divisão do texto em parágrafos e frases, garantindo, em sua produção, aspectos básicos da pontuação.
Objetivos específicos:
Produzir resenha crítica usando os
recursos estudados.
Desenvolvimento
Atividade: Entendendo uma resenha crítica.
Estratégias: Serão
apresentados 2 textos (resenha crítica) sobre o Filme “The last – Naruto o
filme”, que são diferentes entre si, para que o aluno possa elaborar um texto
explicando qual achou a leitura mais fácil e se, com base nas resenhas, iria ou
não assistir ao filme.
1) Leia um trecho retirado
de duas resenhas críticas feitas sobre o filme “The last – Naruto o filme”:
Crítica 1: Autor:
Bruno Silva (27/05/2015) – Site Omelete
Crítica
2 : Autor: Tiago Siqueira (01/06/2015) –
Site Cinema com Rapadura
Nas resenhas
acima, dois autores apresentaram suas críticas sobre o filme “The last – Naruto
o filme”;
Com base no que você leu, escreva um pequeno texto informando qual
resenha você achou mais fácil de ler e se você iria ou não assistir ao filme. O
texto deverá ter no mínimo 5 linhas. Fique atento(a) a paragrafação,
acentuação, pontuação e ortografia. Bom trabalho!
Aula 4
Atividade: Revisão de Texto
Contando com a intervenção do(a) professor(a), os alunos irão desenvolver a Revisão do Texto produzido na aula anterior.
Atividade: Planejamento e Produção de Texto
Você e seu colega, vão escrever a resenha de um livro que os dois tenham lido e do qual
tenham gostado.
1) Planejamento
a) Roda de conversa: Por qual tipo de livro vocês têm mais interesse? - O(a) professor(a) pode fazer uma lista com os temas apresentados pelos alunos.
b) Quais livros vocês leram recentemente? De qual mais gostaram? Por quê? - Solicitar aos alunos que registrem suas respostas.
c) Leitura do livro que servirá para a produção da resenha:
Para fazer essa atividade, pesquise um livro de histórias que você tenha
em casa, na escola ou acesse o livro pela internet. Abaixo, estão alguns links onde
você pode escolher um livro para essa leitura, no site do Itaú – Kidsbook:
Livro: “Malala, a menina que queria ir
para a escola”
https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/malala-a-menina-que-queria-ir-para-a-escola/
Livro: “Meu amigo robô”
Livro: “Super
Protetores”
d) Sobre qual livro você e seu colega vão escrever?
e) Quem é o(a) autor(a) do livro? Quando foi publicado? Registrem.
2) Rascunho
a) Converse com seu colega para que possam se lembrar de toda a história.
b) Faça uma lista com as partes do livro que mais chamaram a atenção de vocês.
c) Informe o nome do livro, do autor e quando foi publicado.
d) Faça um breve resumo da história. Apresente as personagens principais e os fatos que despertem o interesse do leitor da resenha sem contar o fim da história.
e) Encerre a resenha com a sua opinião dobre o livro.
3) Autoavaliação
Responda às questões abaixo, usando S (sim) ou N (não), para verificar se a sua resenha está completa:
( ) Dei um título para a resenha?
( ) Escrevi o nome do livro, do autor e a data da publicação?
( ) Resumi o livro, apresentando as personagens principais e os fatos interessantes sem contar o final?
( ) Dei minha opinião sobre o livro?
( ) Usei pronomes para evitar repetições de palavras?
4) Finalização
Faça as correções necessárias e passe a resenha a limpo.
5) Exposição
As resenhas podem ser expostas no pátio da escola como sugestão de leitura para os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário