1 - Diagnosticando o que os alunos sabem sobre o SEA
Atividade: Escrita
de uma lista de palavras do mesmo campo semântico.
Atenção: A
sondagem deve ser realizada individualmente.
Objetivo: diagnosticar o
que os alunos sabem sobre o sistema alfabético de leitura e escrita.
Procedimento:
- A lista deve ser composta por 4 palavras do mesmo campo semântico, na seguinte ordem: polissílaba trissílaba dissílaba e monossílaba. As sílabas contíguas não podem repetir as mesmas vogais (ex.: banana.)
- Explicar para as crianças que as palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
- Ditar, sem forçar a silabação das palavras.
- Solicitar a leitura da criança e não corrigir.
- Ditar uma frase em que apareça uma das palavras ditadas anteriormente.
- Ao final, fazer marcas de leitura, para auxiliar na identificação da hipótese de escrita do aluno.
Análise das amostras de escrita
PRE-SILÁBICA
2.Grafismo Primitivo:a criança registra simbolos ou letras misturadas com números.
3.Escrita sem controle de quantidade: a criança escreve ocupando toda a largura da folha ou ou do espaço destinado a escrita.
4.Escrita Unigráfica: a criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
5.Escrita Fixa : a mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
6.Quantidade Variável – Repertório Fixo/Parcial:algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar,outras letras de forma diferente.Varia a quantidade de letras para cada palavra.
7.Quantidade Constante – Repertório Variável:quantidade constante para todas as escritas.Porém usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
8.Quantidade Variável- Repertório Variado:expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
9.Quantidade e Repertório Variáveis-Presença de valor sonoro inicio e/ou fim : variedade na quantidade e no repertório das letras.A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
SILÁBICA
1.Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
2.Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que corresponde ao som da sílaba.
3.Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílabas; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
4.Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado a quantidade minima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que tem sempre mais letras.
SILÁBICO-ALFABÉTICA
1.A criança escreve uma letra para representar sílaba, ora escreve a sílaba completa.Dificuldade é mais visível nas silabas complexas.
ALFABÉTICA
A criança já compreende o sistema da escrita, faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas principalmente nas sílabas complexas. Para elas, o professor pode solicitar que reescrevam uma parlenda, por exemplo.
2 - CONSTRUINDO O "MAPA DE ALFABETIZAÇÃO DA TURMA"
Para acompanhar a evolução das hipóteses de escrita dos alunos, o professor deve valer-se de instrumentos avaliativos, como o Mapa de Alfabetização que sugerimos abaixo. No final de cada bimestre (ou período escolar), deve-se pintar o quadrinho referente ao diagnóstico da hipótese de escrita apresentada pelas crianças. Assim, o professor constrói, no decorrer de suas avaliações, uma ferramenta eficaz para análise e acompanhamento das aprendizagens.
MAPA DA TURMA
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