sábado, 10 de outubro de 2015

Filme Educativo



FILHOS DO PARAÍSO

Longa-metragem de origem iraniana, lançado em 1998 com o título original de “Bacheha-Ye aseman”, representa uma profunda reflexão sobre a vida humilde de famílias que vivem no Irã, e de que maneira os irmãos Ali (o menino, mais velho) e Zahra (a menina) conseguem sobreviver em meio a tantas diversidades.
Ambos são filhos de um casal muito pobre, vivendo em um casebre, com limitações para comprarem roupas e mantimentos. O pai busca a sobrevivência da família através de pequenos serviços como jardineiro, e a mãe, doente que fica a maior parte do tempo deitada e cuidando de um bebê recém-nascido também doente. As crianças frequentam a escola regularmente, em horários contrários. Pela manhã, Ali vai à escola, e precisa voltar correndo para casa, pois sua mãe precisa de sua ajuda nos afazeres domésticos. Um dia, seu pai lhe pede para levar o único par de sapatos da irmã ao conserto, pois sem dinheiro, não pode comprar um novo. Em uma dessas corridas de volta para casa, Ali perde o par de sapatos da pequena Zahra e passa a emprestar seus tênis para que a irmã possa ir à escola à tarde.
Inicia-se então uma maratona, onde Ali sai correndo da escola a tempo de encontrar Zahra pelo caminho e dar-lhe o par de tênis. A menina fica inconformada, mas aceita a situação. Até que um dia, o tênis não resiste e fica todo estragado. Ambos estão em uma situação muito difícil, pois precisam desesperadamente de calçados novos.
Em meio a essa “correria”, Ali descobre que é um bom corredor e se inscreve em uma maratona escolar, onde os primeiros classificados ganharão ótimos prêmios, sendo o terceiro colocado presenteado com um par de tênis novinho e de grife. Ali treina com os tênis velhos, sujos e rasgados, enquanto sonha em ser o vencedor.
No dia da corrida, alunos de todas as escolas participam, e Ali, muito cansado, vê sua esperança esvair-se. Até que, na reta final, ele consegue atingir uma boa classificação, mantendo-se em primeiro lugar. Entretanto, o menino se lembra que precisa ganhar o par de tênis, e nesse momento, cede o primeiro e segundo lugares aos outros competidores.
Quando chega, é recebido com orgulho por seus pais e amigos, e fica extremamente feliz por ganhar o tão sonhado tênis, e entrega-os à irmã, que está brava, pois ele poderia ter ganhado em primeiro lugar e o prêmio seria muito mais valioso.
Um filme emocionante, que resgata o amor entre irmãos e a superação de crianças em meio a tantas adversidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.