sábado, 10 de outubro de 2015

Filme Educativo



“A língua das mariposas”


            Espanha, 1930. Véspera da Guerra Civil espanhola. A trama, lançada em 1999 é de produção espanhola e resgata um período da história em que grandes transformações civis e políticas ocorriam no país.
            O principal cenário é a escola, com turmas homogêneas e professores rígidos e tradicionalistas. O menino Mocho, de sete anos, tem medo de ir à escola, pois acredita que será castigado pelos cruéis docentes.
            Entretanto, o menino conhece o professor Don Gregório, homem de certa idade, próximo da aposentadoria, de comportamento tranquilo e muito querido pelos moradores da vila. Don Gregório começa então, um trabalho de conquista de seus alunos, oferecendo-lhes aulas ao ar livre, onde podem observar a natureza, uma didática um tanto inovadora para a época, característica da educação libertária manifestada na época por grandes pensadores da educação.
Mocho ainda resiste às tentativas de Don Gregório, que quer ser, além de professor, um amigo para as crianças, ensinando-lhes coisas novas e interessantes. Mas na verdade, Don Gregório é contrário às manifestações políticas e contra o atual governo espanhol, que persegue e pune os anarquistas. Em uma das aulas ao ar livre, o professor mostra aos alunos a forma de vida de alguns insetos, entre eles, a mariposa, citando nomes científicos e características. A essa altura, Mocho já cultiva admiração, respeito e apreço a Don Gregório, e promete-lhe ser um fiel discípulo e grande amigo de ora em diante, nunca se esquecendo das valiosas lições recebidas do mestre.
O filme termina com a prisão de Don Gregório, considerado como um dos membros anarquistas que atuam contra o regime republicano espanhol da época. Enquanto os prisioneiros são levados em um velho caminhão pela polícia local, os moradores da vila jogam-lhes pedras e gritam insultos aos prisioneiros.
Mocho se mistura à população e começa a gritar em direção a Don Mocho, palavras que todos pensam serem xingamentos, mas na verdade o menino está recitando os termos científicos ensinados pelo querido mestre.
Com esse filme, vale a pena refletir sobre as imposições políticas que interferem nas relações humanas, e principalmente, no relacionamento de respeito e compreensão entre professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.