domingo, 12 de fevereiro de 2017

Habilidades em Leitura e Interpretação de Textos




  • INTERPRETAR – é um processo de atribuir e negar sentido às nossas experiências, portanto uma operação muito mais complexa do que apenas identificar; pressupõe saber inferir (deduzir, concluir), perceber o que não está dito, justificar logicamente, demonstrar compreensão das relações. Neste bloco julgamos importante trabalhar algumas outras habilidades essenciais para aprender a interpretar:


  • LOCALIZAR: identificar, situar, procurar, notar, focalizar acontecimentos, fatos, fenômenos; seguir trajetos no tempo e no espaço;

  • IDENTIFICAR E EXPLICAR: Localizar, situar, notar, focalizar e depois explicar (comentar, esclarecer o sentido, explicitar os significados que consegue ver);

  • RECONHECER : identificação das propriedades fundamentais dos objetos de conhecimento, conceber a imagem de uma coisa, de uma pessoa, distinguir alguém ou algo por certos caracteres, observar e explorar, considerar com atenção, tomar conhecimento de novo ou em outra situação, constatar;

  • APLICAR – é um processo de empregar fatos e princípios às situações novas, à solução de problemas, uso do aprendido em outro contexto, por em prática, explicar a consequência  por meio de princípios ou fatos que conheça. Algumas habilidades são essenciais para aprender a aplicar:  

  • PRODUZIR: elaborar, gerar ideias, criar, realizar, construir com coesão e coerência; organizar (diversos elementos) em um sistema, reduzir fatos, conceitos, opiniões; ordenar coerentemente; desenvolver conceitos de modo lógico ou operacional;

  • ARGUMENTAR: justificar, esclarecer, fundamentar e defender pontos de vista; apresentar ideias em objeção a outras ideias;discutir, debater, tirar conclusões, deduzir; provar por meio de raciocínio;

  • UTILIZAR: lançar mão de, fazer uso de, empregar, aplicar, tornar algo útil, proveitoso;

  • PESQUISAR: conjunto de atividades que tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, artístico, literário, etc.; buscar respostas às perguntas que emergem; indagar profundamente, buscar com cuidado, informar-se;

  • SELECIONAR: examinar, planejar, organizar minuciosamente dados, organizar cronologicamente; escolher, separar um ou alguns dentre vários;

  • ORGANIZAR: dar determinada ordem a, dispor de forma ordenada, dar forma regular as partes de um todo, arrumar, planejar, formar, criar  juntando elementos; coordenar de forma metódica as atividades;



  • ANALISAR – é um processo de decomposição de objetos ou sistemas em elementos constitutivos; enumerar qualidades, propriedades; descrever, narrar; examinar minuciosamente; realizar análise; investigar; submeter a prática; exame compreensivo do assunto. Algumas habilidades são imprescindíveis para aprender a analisar:  

  • OBSERVAR: olhar com cuidado, procurar, notar, perceber, prestar atenção rigorosa com certo objetivo; é uma forma de descobrir informação, discriminar; considerar com atenção, com aplicação; verificar, estudar, constatar; comparar diferentes objetos; induzir;

  • INFERIR: concluir, deduzir, compreender relações necessárias; justificar logicamente; demonstrar;

  • LEVANTAR HIPÓTESES: propor possíveis soluções para um problema, proposição provisória, representa um palpite; sugestões de possíveis soluções; verificação intelectual e inicial da ideia; projeção imaginária de soluções possíveis; suposição, conjectura pela qual a imaginação antecipa o conhecimento com o fim de explicar ou prever a possível realização de um fato e deduzir as consequências;

  • COMPARAR E ESTABELECER RELAÇÕES: observar diretamente por fatos ou pela imaginação diferenças e semelhanças; examinar dois ou mais objetos, ideias ou processos com a intenção de ver relações mútuas; descrever, pressupõe a abstração e a sua conservação; estabelecer relações simples e múltiplas entre fatos situados no mesmo plano ou hierarquicamente  ordenados; distinguir causas e efeitos, antecedentes e consequentes, meios e fins; relacionar proporcionalmente;

  • CRITICAR – é um processo  que pressupõe julgamento, análise e avaliação. Criticar não é encontrar defeitos ou censurar. Exige o exame crítico das qualidades que se está estudando; por isso é uma indicação dos elementos valiosos e indicação de defeitos ou limitações. Algumas habilidades imprescindíveis para aprender a criticar:

  • JULGAR: avaliar; discutir e atribuir valores; apreciar; criticar; emitir parecer ou opinião sobre; decidir após reflexão; considerar;

  • CONFRONTAR: estabelecer relação entre; cotejar (investigar semelhanças ou diferenças entre uma ou mais coisas); comparar; contraprovar; conferir; contrastar.











Fonte de Pesquisa:

ANEXO 8 - Desafio 1 – Traduzindo Algumas habilidades - retirado do Raths;
Formação: “A importância dos Procedimentos Metodológicos no desenvolvimento da Proposta Educacional do Sistema SESI-SP de Ensino I”.


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