Até pouco tempo atrás nas creches é pré-escolas e até mesmo nas
escolas de ensino fundamental parecia não haver outro jeito: ou as crianças se
adaptavam ou se adaptavam. No entanto, isso vêm mudando. As boas instituições
de educação têm se preocupado em acolher bem a criança que chega. Cisele Ortiz
Diretores,
coordenadores pedagógicos e educadores: sua escola tem um projeto cuidadosamente
elaborado para melhor acolher as crianças no início do ano letivo? Como o
período de acolhimento e adaptação acontece na sua escola? Qual a importância
em amenizar a ansiedade das crianças e famílias nos primeiros dias de
convivência?
Para
muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de escola faz parte, para sempre
de recordações pouco agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse
período pode gerar stresse nas crianças, famílias e profissionais da educação.
É comum neste período algumas
crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança,
desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as
crianças que demonstram tais sentimentos? Se recebermos todas as crianças de
uma só vez é possível dar atenção a quem está chorando sem
"descuidar" do restante da turma? São estes cuidados que merecem toda
atenção dos educadores para que se inicie uma relação de convivência mais
saudável, feliz e promissora.
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.
Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
A adaptação pode ser entendida como o esforço que
a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas
grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que
ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que
chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que
o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova
situação. “Depende também da forma como é acolhida.”
“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da
adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que
há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um
mesmo processo.”
Cada instituição (Creche, EMEI e EMEF) deve levar
em consideração o período de permanência que a criança fica diariamente na
escola para organizar o calendário do acolhimento e mais importante ainda a especificidade de cada faixa etária.
Deixar que eles tragam seu bichinho ou seu objeto de apego
colabora bastante para diminuir o estranhamento a um ambiente diferente do
familiar.
Os cantos de atividades diversificadas é uma das modalidades
organizativas do brincar bastante interessante para este período, podendo
ser organizado para receber as crianças, assim, quando elas chegam, algo
legal e convidativo está a sua espera.
Bete Godoy
Extraído de:
http://paraalmdocuidar-educaoinfantil.blogspot.com.br/2010/11/acolhimento-e-adaptacao-na-educacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário