quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dia das Bruxas ou Dia do Saci???

Mais uma pauta para reflexão: 

O que devemos comemorar em 31 de Outubro, o Halloween ou o dia do Saci?



Particularmente, sou fã do Saci... Primeiro porquê cresci ouvindo histórias, que hoje considero parte de minhas memórias de família... Contava-nos a saudosa Tia Esmênia  (tia-avó, por parte de pai), que quando as mulheres da família se reuniam para rezar o terço, sempre aparecia o negrinho, azucrinando o quintal da casa. Elas moravam em uma casinha, herdada pela mãe, de seu senhor, quando da libertação dos escravos...Se juntavam para costurar à luz da lamparina, aquecidas pelo fogão à lenha e cansadas de mexer os tachos de doce.
O espírito nobre mas humilde, filha de ex-escravos, exímia quituteira (que saudade da bala de coco e do doce de leite de cortar!!!)...
Enfim... a tia Esmênia repetia tanto essas histórias, que sou bem capaz de acreditar que eram verdadeiras. Sempre tinham que oferecer fumo e aguardente para que o Saci lhes deixasse em paz...(rsrsrsrs, conta essa história direito, tia Esmênia!!!)
Em tempos em que precisamos valorizar todas as culturas, é preciso que não nos esqueçamos das nossas. Nesse dia, quero homenagear todos aqueles que ainda acreditam que o nosso folclore é mais rico e mais interessante que a dos vizinhos...Afinal, só existe Saci no Brasil...
E creio que há espaço suficiente para todas as culturas andarem juntas, construindo esse sincretismo artístico , dentro dos valores de respeito, igualdade e fraternidade.

Tia Esmênia nasceu em 04/09/1907 e nos deixou em 1997. Ajudou na criação do meu pai, na minha e da minha filha Gabriele. Graças às suas histórias, hoje tenho um bom repertório para contar aos meus alunos.


Feliz dia do Saci!!!

e
Happy Halloween

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.