sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mensagem aos Professores



Mexendo em meus guardados, encontrei um texto do tempo do Magistério... Tivemos uma professora, a Tia Eli, que em muito contribuiu em nossa formação inicial enquanto mulheres e educadoras. Na época, pouco se falava em "construtivismo" e ainda fazíamos pastas (hoje conhecidas como portfólios), com desenhos pedagógicos de datas comemorativas e atividades mimeografadas... posso dizer que quase duas décadas já se passaram, mas me alegra poder compartilhar o texto que essa querida e saudosa 
mestra nos endereçou:



           "Um famoso filósofo alemão, Frederico Nietzsche, tece uma crítica radical à civilização ocidental, dizendo que ela educa os homens para desenvolverem apenas o instinto da tartaruga. 
Formar boas tartarugas parece ter sido o objetivo dos processos educacionais e políticas de educação desenvolvidos no mundo ocidental, nos últimos anos. Temos educado os homens para aprenderem a se defender contra todas as ameaças externas, sendo apenas reativos.
Precisamos assumir o desafio de educar o homem para que ele desenvolva o instinto de águia. A águia é o animal que voa acima das montanhas, que desenvolve seus sentidos e habilidades, que aguça ouvidos, olhos e competências, para ultrapassar os perigos, alçando vôos acima deles.
É capaz, também, de afiar as suas garras para atacar o inimigo, no momento que julgar mais oportuno, usando estratégias de inteligência e vivacidade.
Nossas escolas têm procurado fazer com que nossas crianças recolham-se para dentro de si e percam a agressividade - o instinto próprio do homem corajoso, capaz de prever o perigo que se lhe apresenta.
Temos ensinado às nossas crianças que os nossos instintos são pecaminosos. A parte mais rica do indivíduo, que é a sua sensibilidade, sua capacidade de amar e de odiar, sua forma de se relacionar de maneira erótica com o mundo - tem sido desprezada. Temos ensinado o homem a ser obediente, servil, pacífico, incompetente e depositar todas as suas esperanças num poder maior ou no fim das tempestades.
Quando ensinamos aos nossos alunos que eles não precisam se esconder diante das ameaças, porque todos nós temos capacidade de alçar voo às alturas, ultrapassando as nuvens carregadas de tempestade e perigo; temos ensinado às nossas crianças a se arrastarem como vermes, e porque se arrastam como vermes, elas se tornam incapazes de reclamar se lhes pisam na cabeça.
O que desejamos, afinal, desenvolver em nós mesmos e nos jovens?
O instinto da tartaruga ou o espirito das águias?


(Prof. Eli, endereçado às alunas do curso de Magistério, turma de 1994 da EE. "15 de Outubro", Campo Limpo Paulista-SP)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.