sábado, 19 de agosto de 2017

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto




GÊNERO: FÁBULA

A ÁRVORE 1

    Era uma árvore 2. Nasceu de uma semente 3, feita de amor e carregada por um passarinho 4 numa manhã 5 de primavera.
    Cresceu exuberante e reinou absoluta com seus galhos 6, folhas 7 e frutos 8. As flores, 9, completaram a sua beleza, ciclicamente, durante anos, até que surgiu uma 10 árvore nas redondezas. Era tão 11 quanto ela, só que mais 12.
    A árvore 13 não gostou daquilo.
        Achou-se 14, ficou 15 e começou a se encolher.
    Encolhida, foi entortando mais ainda, e entortando mais, acabou ficando tão 16, mas tão 17, que ficou 18 e enfraqueceu os galhos que a defendiam.
    A lagarta do medo então se aproximou, e comeu as folhas 19 que restavam. Depois foi a vez do verme da inveja, que secou todos os frutos. Finalmente veio o fungo do orgulho, que impediu o nascimento das flores.
         20 árvore 21.
         Em pouco tempo estava completamente... 22.


                                                                         Diléia Frate, Fábulas Tortas.



ATIVIDADE DE PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL


1. Copie novamente este texto, completando-o com as palavras escolhidas no quadro abaixo. Atenção ao sentido do texto para acertar na escolha!

1
amarela – engraçada - bondosa
12
alta, jovem e esguia – baixa, feia e gorda – nova, florida e bela
2
alta e forte – torta e inda – pequena e seca
13
torta – amarela - antiga
3
boa – saudável - marrom
14
bonita – feia - gorda
4
feliz – alegre - colorido
15
triste – infeliz - feliz
5
ensolarada – fria - dourada
16
torta – feia - bonita
6
fortes – ressecados - fracos
17
torta – feia - desengonçada
7
sedosas – verdes - brilhantes
18
fraca – forte - triste
8
maduros – apetitosos - doces
19
tenras – verdes - ressecadas
9
vermelhas – amarelas - roxas
20
esperta – pobre - feliz
10
nova – bela - terrível
21
infeliz – desajeitada - torta
11
linda – terrível - feia
22
morta – estragada - infeliz
                                                                      



ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


2. Marque com um X a resposta certa:
   a) Todas as palavras que estavam faltando para completar a história são:
        (   ) verbos.
        (   )  adjetivos.
        (   ) substantivos.

3. Você sabe explicar para que servem os adjetivos?

4. Escreva C para certo e E para errado de acordo com as ideias do texto:

____ A árvore amarela morreu porque pegou uma doença terrível.
____ A árvore amarela morreu porque nutriu sentimentos ruins como inveja, medo e  orgulho.
____ Quando surgiu outra árvore, a árvore amarela ficou feliz, pois teria uma amiga.
____ A nova árvore queria que a árvore amarela sumisse.
____ A árvore amarela não soube reconhecer as suas próprias qualidades.

5. O texto que estamos trabalhando é uma fábula. Geralmente as fábulas nos trazem algum ensinamento, alguma lição. Sendo assim, qual a lição que poderíamos aprender com “A árvore amarela”?

6.  Quantos parágrafos tem o texto?

7. Que outro título poderia ser dado ao texto?

8. A árvore amarela foi tomada por três sentimentos ruins – inveja, medo, orgulho. Que outros sentimentos também não são legais e nos fazem sofrer?

9. E que sentimentos podem nos fazer bem?

10. Desenhe na folha branca que a professora entregou como você imagina que sejam as duas árvores descritas no texto.




GÊNERO: CONTO 

A GALINHA QUE CRIAVA UM RATINHO


        Lá em cima daquele morro tem uma casinha branca, com teto de sapê, e tão pequenina que nem dá pra ver daqui. Mas eu sei que tem, porque quando eu era pequena minha mãe me contou a historia que minha avó contou pra ela e eu vou contar pra você. Nessa tal casa, há muito tempo, morava um galo e uma galinha, eles não tinham pintinhos e, como queriam ter muitos filhos, pegaram um ratinho pra criar, cuidavam dele com todo carinho e dengo, davam comida, banho gostoso, contavam historia, cantavam musica, inventavam brincadeira, davam beijo (de bico), abraço (de asa) e faziam cafuné (do jeito que você imaginar).
        Um dia, depois do almoço, a galinha foi lavar louça no rio antes de sair, recomendou:
        - Não abra a porta sem saber quem é. A raposa anda pelas redondezas...
        Daí a pouco, bateram a porta:
        PAM!PAM!PAM!
        O galo tinha comido muito no almoço, caldo de canjica, bife de minhoca, salada de talo de couve, angu de fubá, bolo de milho. Depois sentou na cadeira de balanço, pôs os óculos e ficou lendo jornal. Foi ficando com tanta moleza, que quando ouviu as batidas nem lembrou do que a galinha tinha dito e mandou:
        - Abri ali, meu filho.
        O ratinho, que era muito rápido, num instante abriu. E a raposa – porque era ela, como você já adivinhou – ainda mais rápida, num instantinho menor ainda, viu que aquele ratinho não interessava, que ela só gostava de comer bicho de pena. Mas num instantinho menorzinho que tudo, deu um pulo e comeu o galo inteirinho, de uma bocada só. Com o jornal, óculos e até a cadeira de balanço. E foi embora.
        [...]
Ana Maria Machado – Histórias à brasileira: A Moura Torta e outras – São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002, p. 63



ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Qual é o título do texto?

Quais são os personagens da história?

Onde morava o galo e a galinha? Como era a casa deles?

Quem era o filho da galinha? E por quê?


Qual foi a instrução da galinha quando foi lavar louça?

O que aconteceu quando a galinha não estava em casa?

Qual foi a reação da raposa ao ver o ratinho?




GÊNERO: TEXTO INFORMATIVO

ASSASSINO DOS MARES 


        Os tubarões são animais muito antigos, anteriores aos dinossauros, acredita-se que existam há 350 milhões de anos. Vivem em praticamente todos os oceanos em águas profundas ou rasas. São peixes diferentes, pois não possuem ossos e sim cartilagens. Os tubarões, perigosos, passam a vida procurando comida, aliás, alguns comem de tudo: de um homem, até um tijolo, sem que isso lhes faça mal.
        O tubarão tem dentes afiadíssimos como navalhas, quando perde um dente logo nasce outro. Ele consegue enxergar muito bem no escuro, o que o ajuda quando quer caçar a noite. Há diversos tipos de tubarão. O maior de todos é o tubarão-baleia, chega a medir 20 metros, de comprimento e pesar 7 toneladas, é considerado o segundo maior animal do mundo (o maior de todos é a baleia) mas não e perigoso para o homem, pois vive nas águas profundas.
        O tipo mais feroz e o anequim, com 12 metros de comprimento e dentes de 7,5cm, ataca qualquer coisa, ainda não se sabe o motivo da ferocidade dos tubarões, só se sabe que não é á toa que eles são chamados “os assassinos dos mares”.



ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


       1)   Qual é o título do texto?

2)   Quantos parágrafos há no texto?

3)   Quantos anos, os cientistas, acreditam que existem tubarões?

4)   Onde vivem os tubarões?

5)   Por que os tubarões são peixes diferentes?

6)   Cite algumas características dos tubarões:

7)   Qual é o maior tubarão? Cite algumas características.

8)   Qual é o tubarão mais feroz? Cite algumas características.

9)   Faça uma ilustração da história.



GÊNERO: CRÔNICA

Cachorrinhos para venda
Um rapazinho olhou para o letreiro da loja onde estava escrito: “Vendem-se cachorrinhos.”
— Por quanto vai vender os cachorrinhos? — perguntou.
— Entre trinta e cinquenta reais — respondeu o dono da loja.
— Tenho dois reais— disse o rapazinho. — Posso vê-los?
O dono da loja sorriu e assobiou, e do canil saíram cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos ia ficando bastante para trás. O rapazinho viu imediatamente o cachorrinho atrasado que mancava, e disse:
— O que é que tem aquele cãozinho?
O dono da loja explicou que ele não tinha o encaixe da anca e que seria sempre manco. O rapazinho ficou entusiasmado:
— É esse cãozinho que eu quero comprar.
O dono da loja comentou:
— O cão não está à venda. Se quiseres, te dou.
O rapazinho ficou muito aborrecido. Olhou bem nos olhos o dono da loja e disse:
— Não quero que me dê. Esse cãozinho vale cada centavo, tal como os outros, e vou pagar o preço total. Vou dar-lhe dois reais por mês até o ter pago.
O dono da loja insistiu.
— Não podes querer comprar este cãozinho. Nunca vai conseguir correr e saltar contigo como os outros cães.
        A isso, o rapaz respondeu, baixando-se e levantando a perna da calça. Mostrou em seguida a perna esquerda muito torta e defeituosa, presa por um grande aro de metal. Olhou para o dono da loja e respondeu suavemente:
— Eu também não corro lá muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o compreenda!
Adaptado de (https://lerpensar.wordpress.com/2008/04/25/cachorrinhos-para-)venda/)


1) Qual valor que o dono da loja vendia os cachorrinhos?
a) entre trinta e sessenta reais
b) cinquenta reais
c) entre trinta e cinquenta reais
d) trinta reais
e) dois reais

2) Qual o valor de dinheiro que o rapazinho tinha?
a) um real
b) dois reais
c) três reais
d)quatro reais
e) cinco reais

3) O menino queria comprar qual cãozinho?
a) o cãozinho marrom
b) o cãozinho grande
c) o cãozinho dorminhoco
d) o cãozinho manco
e) o cãozinho pequeno

4) Por que um dos cachorrinhos ficou para trás em relação aos outros?
a) porque era preguiçoso
b) porque era menor que os outros
c) porque era maior e mais pesado que os outros
d) porque era filhote
e) porque era manco

5) Por que o dono da loja não queria vender o cãozinho?
a) porque era manco de uma perna e nunca iria correr como os outros
b) porque era amarelo e cheio de pintinhas
c) porque era branco com manchas amarelas
d) porque era um cãozinho muito feroz
e) porque era um cãozinho muito feroz e ninguém podia chegar perto. 


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