“Resolver problemas é da própria natureza
humana. Podemos caracterizar o homem
como o “animal que resolve problemas”; seus
dias são preenchidos com aspirações não
imediatamente alcançáveis. A maior parte de
nosso pensamento consciente é sobre
problemas; quando não nos entregamos à
simples contemplação, ou devaneios, nossos
pensamentos estão voltados para algum fim.”
Polya
Desafios, enigmas e resolução de problemas
Pesquisa e organização: Prof. Helena Ferraz
Público alvo: alunos do 3º ao 5º ano do EF.
Objetivos gerais:
Ler, interpretar e resolver situações-problemas de diferentes gêneros, com diferentes conceitos e situações do cotidiano.
Objetivos específicos do trabalho pautado na resolução de problemas:
· Proporcionar situações que levem o aluno a pensar produtivamente;
· Desenvolver o raciocínio lógico;
· Ensinar o aluno a enfrentar situações novas;
· Dar significado concreto à aplicação dos conceitos e algoritmos matemáticos;
Recursos materiais:
· Caderno do aluno (para os registros),
· Folhas impressas com as atividades;
· Lápis, canetinhas, lápis coloridos, cola, tesoura, borracha, régua;
· Cartolina, papel dobradura, collor set ou papel kraft (pardo);
· Calculadora escolar;
· Material dourado;
· Ábacos;
· Palitos, tampinhas ou outros materiais para contagem e/ou confecção de alguns jogos e desafios.
Desenvolvimento:
As atividades são desenvolvidas a partir de aulas expositivas, com a apresentação de situações-problema de diferentes gêneros. Os alunos poderão desenvolver as tarefas individualmente, em duplas ou grupos, de acordo com a intencionalidade da proposta. Vale ressaltar a importância dos registros feitos pelos alunos, para avaliação e revisão das estratégias de resolução, desenvolvidas pelos alunos e pelo professor.
Os desafios matemáticos são apresentados de acordo com suas características peculiares, podendo ser situações-problema do tipo padrão, heurísticos e de lógica, como abaixo se seguem:
· Problemas padrão: sua resolução envolve a aplicação direta de um ou mais algoritmos anteriormente aprendidos e a estratégia exigida, geralmente, baseia-se na aplicação das técnicas operatórias e na validação dos resultados. O objetivo desse tipo de problema é recordar e fixar os fatos básicos das quatro operações.
· Problemas heurísticos: são situações cuja resolução envolve operações que não estão contidas no enunciado. Em geral, podem ser resolvidos pela aplicação automática dos algoritmos, pois exigem do aluno um tempo para pensar em estratégias de resolução.
· Desafios de lógica ou Problemas de quebra-cabeça: sua solução depende, quase sempre, da elucidação de “pistas” para resolvê-lo.
Inseridos nos textos ou no contexto das situações problemáticas, são trabalhados os seguintes eixos:
· Números e Operações;
· Espaço e Forma,
· Tratamento da Informação,
· Grandezas e Medidas.
DESAFIOS DE LÓGICA
A maçã
Enigma das frutas
Subida do caracol
Os baldes
A telefonista
Vagas no estacionamento
Respostas dos desafios:
A maçã:
A travessia:
Mistério na fazenda:
Enigma das frutas:
Maçã: 10
Banana: 4
Coco: 1
1 + 10 + 4 = 15
Subida do caracol:
Serão necessários 8 dias, porque no 8º dia ele chega ao
topo e não escorrega mais.
Os baldes:
Deve ser colocada a água do balde B para o C e F
no G.
A telefonista:
4 ligações: 7980; 7982; 7984 e 7986.
Vagas no estacionamento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário