“Ler para se divertir”
Área: Língua Portuguesa
Duração: Bimestral
Objetivos gerais:
· Possibilitar e promover o acesso aos diversos tipos de leitura na escola;
· Estimular o desejo e o despertar o prazer de novas leituras; incentivar e facilitar o acesso àqueles que tem ou gostariam de desenvolver o hábito de ler;
· Conhecer vários gêneros textuais, proporcionar o desenvolvimento das competências, habilidades e criatividade; possibilitar produções orais, vivências de emoções, exercício da fantasia e da imaginação.
· Apreciar textos literários para formar o aluno leitor.
· Gêneros Privilegiados:
Adivinhas e Anedotas, Histórias em Quadrinhos, Contos de artimanha.
· Etapas previstas:
· Etapas previstas:
12 aulas
· Materiais:
· Materiais:
Textos impressos, revistas de Histórias em Quadrinhos, Tirinhas de jornais ou periódicos, folhas ou caderno para registro, livros paradidáticos, pasta com saquinhos plásticos para elaboração da Pasta de Leitura do aluno.
1ª Etapa
a) Organização e combinados para uso do Cantinho da Leitura em sala de aula;
b) Apresentação do gênero “Adivinhas”, a partir de leitura deleite feita pela professora: Livro “A princesa que tudo sabia, menos uma coisa...” – Rosane Pamplona. Durante a leitura, a professora lançará as charadas da princesa para que os alunos adivinhem.
c) Atividade prática: Escrita de adivinhas e charadas pelos alunos, para trocas entre si. Organização das adivinhas na Pasta de Leitura.
2ª Etapa
a) Leitura e reconto oral de anedotas pelos alunos.
b) Organização dos textos na Pasta de Leitura.
1ª Etapa
a) Apresentação do gênero literário “Histórias em Quadrinhos”, com roda de conversa e levantamento de conhecimentos prévios;
b) Leitura de H.Q. a partir do manuseio e da leitura de gibis da Turma da Mônica, disponíveis no Cantinho da Leitura da sala de aula.
2ª etapa
a) Leitura de uma H.Q., com atividades de interpretação oral.
b) Socialização das atividades.
3ª Etapa
a) Produção de uma H.Q. contendo 6 cenas: Em dupla, os alunos irão produzir uma História em Quadrinhos, considerando os elementos textuais e visuais do gênero, tais como: uso dos balões, expressões faciais, fala dos personagens.
b) Continuação da atividade de produção de H.Q., com intervenção da professora nos grupos.
4ª Etapa
a) Finalização da H.Q. e exposição dos trabalhos.
1ª Etapa
a) Apresentação do gênero literário, a partir de leitura deleite feita pela professora.
b) Leitura e interpretação oral e/ou do conto “A Sopa de Pedra”.
c) Organização da Pasta de Leitura.
2ª Etapa
a) Leitura deleite feita pela professora – contos do livro “Meu livro de Folclore”, Ricardo Azevedo.
b) Leitura de contos de artimanha, em duplas ou grupos, manuseando livros ou folhas impressas.
c) A professora fará o sorteio da ordem dos grupos para dramatização do conto.
3ª e 4ª Etapas
a) Leitura deleite feita pela professora – Sugestão: contos do livro “Histórias à brasileira, Pedro Malazartes e outros”, Ana Maria Machado.
b) Leitura de contos de artimanha, em duplas ou grupos, manuseando livros ou folhas impressas;
c) Dramatização dos contos para a turma.
Adivinhas e anedotas
1ª Etapa
a) Organização e combinados para uso do Cantinho da Leitura em sala de aula;
b) Apresentação do gênero “Adivinhas”, a partir de leitura deleite feita pela professora: Livro “A princesa que tudo sabia, menos uma coisa...” – Rosane Pamplona. Durante a leitura, a professora lançará as charadas da princesa para que os alunos adivinhem.
c) Atividade prática: Escrita de adivinhas e charadas pelos alunos, para trocas entre si. Organização das adivinhas na Pasta de Leitura.
2ª Etapa
a) Leitura e reconto oral de anedotas pelos alunos.
b) Organização dos textos na Pasta de Leitura.
Histórias em Quadrinhos
1ª Etapa
a) Apresentação do gênero literário “Histórias em Quadrinhos”, com roda de conversa e levantamento de conhecimentos prévios;
b) Leitura de H.Q. a partir do manuseio e da leitura de gibis da Turma da Mônica, disponíveis no Cantinho da Leitura da sala de aula.
2ª etapa
a) Leitura de uma H.Q., com atividades de interpretação oral.
b) Socialização das atividades.
3ª Etapa
a) Produção de uma H.Q. contendo 6 cenas: Em dupla, os alunos irão produzir uma História em Quadrinhos, considerando os elementos textuais e visuais do gênero, tais como: uso dos balões, expressões faciais, fala dos personagens.
b) Continuação da atividade de produção de H.Q., com intervenção da professora nos grupos.
4ª Etapa
a) Finalização da H.Q. e exposição dos trabalhos.
Contos de Artimanha
1ª Etapa
a) Apresentação do gênero literário, a partir de leitura deleite feita pela professora.
b) Leitura e interpretação oral e/ou do conto “A Sopa de Pedra”.
c) Organização da Pasta de Leitura.
2ª Etapa
a) Leitura deleite feita pela professora – contos do livro “Meu livro de Folclore”, Ricardo Azevedo.
b) Leitura de contos de artimanha, em duplas ou grupos, manuseando livros ou folhas impressas.
c) A professora fará o sorteio da ordem dos grupos para dramatização do conto.
3ª e 4ª Etapas
a) Leitura deleite feita pela professora – Sugestão: contos do livro “Histórias à brasileira, Pedro Malazartes e outros”, Ana Maria Machado.
b) Leitura de contos de artimanha, em duplas ou grupos, manuseando livros ou folhas impressas;
c) Dramatização dos contos para a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário