Planejamento e Elaboração das Sondagens Iniciais
Objetivos:
1.Levantar os conhecimentos prévios dos professores sobre o conceito de Avaliação Diagnóstica inicial
2.Discutir/refletir sobre a importância das avaliações diagnósticas e seus resultados.
3.Elaborar, conjuntamente, as sondagens iniciais de todos as séries/anos.
Textos de apoio para análise e reflexão:
Texto 1
Definição das atividades avaliativas
Síntese do
texto “Concepções atuais em relação à avaliação[1]”
Atual concepção de Avaliação
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Possui caráter de reguladora e orientadora do processo de
ensino-aprendizagem.
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O que é uma ação
avaliativa
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É um conjunto de
iniciativas e procedimentos que utilizamos para avaliar o processo
ensino-aprendizagem. inclui todas as etapas da ação docente, podendo ter
perfil burocrático e pedagógico.
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A priori, desenvolvemos ações avaliativas,
classificadas em 3 funções:
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Perfil pedagógico
Objetivo: resultados qualitativos
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1 - Diagnosticar: Saber o
que o aluno sabe.
FUNÇÃO DIAGNÓSTICA, que busca
responder duas questões centrais:
a) com quais
conhecimentos/habilidades o aluno inicia determinado ciclo de estudos?
b) até que ponto o
aluno avançou nos conhecimentos/habilidades, em decorrência dos objetivos
propostos?
Assim, podemos utilizar a avaliação
diagnóstica tanto no início do ano, no decorrer do ano letivo, após o
aprofundamento de um conteúdo, e também no final do ano.
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2 - Monitorar: acompanhar
e intervir no processo ensino-aprendizagem, para reorientá-lo. É o que
conhecemos como AVALIAÇÃO CONTÍNUA
OU FORMATIVA.
FUNÇÃO CONTÍNUA DE MONITORAMENTO, e também preventiva, pois permite que a ação pedagógica se
reoriente, em busca de um prognóstico
positivo. Além disso, permite a flexibilidade do Plano de Ensino e das
rotinas, buscando outros caminhos (metodologias) ou ainda, corrigir ações
inadequadas.
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Perfil burocrático
Objetivo: resultados quantitativos
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3 - Normatizar: tornar os
resultados da avaliação do processo ensino-aprendizagem em ações burocráticas
exigidas pelo sistema de ensino.
FUNÇÃO NORMATIVA (OU TÉCNICA): possui caráter classificatório, somativo, controlador, com o objetivo
de certificação ou de registro formal do sistema de ensino, determinando a
retenção ou promovoção do aluno. Podem ser aplicadas periodicamente, ao fim
de um ciclo, ano ou bimestre.
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Texto 2
Orientações e sugestões para
elaboração das Sondagens iniciais
(Avaliações Diagnósticas)
Elaboração das
Sondagens de Leitura e Escrita
Introdução
"A avaliação diagnóstica é um instrumento de investigação do professor, em relação à aprendizagem do aluno para analisar o que este já sabe e o que precisa ainda saber e o que ele faz sozinho e o que faz com ajuda (de um par ou do professor).
A avaliação é um dos elementos do Plano de Ensino do professor. Por isso, deve sempre estar de acordo com os objetivos e conteúdos estabelecidos para cada classe/série/agrupamento de alunos.
Quando avaliamos, observamos o desempenho dos alunos como um todo, para que com os dados observados possamos interferir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com estratégias adequadas a cada um dos problemas detectados." (Alfredina Nery)
Objetivos da Avaliação diagnóstica inicial
a) Objetivo para todos os
anos: Diagnosticar hipóteses de escrita e de leitura. (O que eles sabem sobe o
sistema alfabético de leitura e escrita).
b) As sondagens podem ser elaboradas em
papel sulfite A4, fonte 12 (exceto em casos em que seja necessária a ampliação
das letras), e com um cabeçalho identidicador da U.E.
1) Sondagem para o 1º ano:
Atividade: Escrita
de uma lista e leitura de uma parlenda ou canção conhecida.
Atenção: A
sondagem deve ser realizada individualmente.
A) LISTA DE PALAVRAS
Objetivo: diagnosticar o
que os alunos sabem sobre o sistema alfabético de leitura e escrita.
a) A lista deve ser composta por 4 palavras do mesmo
campo semântico, na seguinte ordem: polissilaba, trissilaba, dissílaba e
monossílaba. As sílabas contiguas não podem repetir as mesmas vogais (ex.:
banana.)
b) Explicar para
as crianças que as palavras devem ser escritas uma embaixo da outra.
c) Ditar, sem
forçar a silabação das palavras.
d) Solicitar a
leitura da criança e não corrigir.
e) Ditar uma
frase em que apareça uma das palavras ditadas anteriormente.
f) Ao final,
fazer marcas de leitura, para auxiliar na identificação da hipótese de escrita
do aluno.
Exemplos de listas de mesmo campo semântico:
Festa de aniversário:
BRIGADEIRO
BEXIGA
VELA
PÃO
Frase: EU COMI BRIGADEIRO NA FESTA.
Habilidades avaliadas:
a) Verificar se a
criança faz distinção entre letras e números,
b) Verificar se a
criança conhece a direção correta da escrita, seu alinhamento, a segmentação
das letras.
c) Verificar se a
criança mantém a estabilidade de sua escrita em uma frase compostas por outras
palavras.
B) LEITURA DE PARLENDA OU CANÇÃO CONHECIDA
Objetivo: diagnosticar as hipóteses de leitura.
Entregar uma
parlenda ou canção conhecida pelas crianças, escrita em letra de forma
maiúscula.
a) Ler para a
criança de forma contínua, linha por linha, acompanhando com o dedo.
b) Solicitar a
leitura da criança, registrar como ele fez o ajuste da leitura com a grafia do
texto.
c) Ditar quatro
palavras, uma por vez, para que a criança localize e circule. As palavras
ditadas devem ser substantivos, verbos e uma preposição.
Habilidades avaliadas:
a) Verificar se o
aluno faz uso das estratégias de leitura, tais como: seleção, antecipação,
inferência e verificação.
b) Verificar se o
aluno é capaz de compreender frases com estrutura sintática simples.
2)Sondagem para o 2º ano:
Atividade:
Escrita de uma lista, leitura de um bilhete e produção da resposta.
Atenção: A
sondagem deve ser realizada individualmente.
A) LISTA DE PALAVRAS:
Objetivo: diagnosticar
a hipótese de escrita dos alunos.
Sugestão:
Comanda: MARINA E SUA MÃE RESOLVERAM
FAZER UMA SOPA DE LEGUMES. JUNTAS ESCREVERAM ESTA LISTA PARA COMPRAR OS INGREDIENTES
QUE FALTAVAM[2]:
MANDIOCA
CEBOLA
CARNE
PÃO
Habilidades
avaliadas:
a) Verificar se o
aluno domina as relações entre grafema e fonema.
b) Verificar se,
em um ditado, a criança é capaz de escrever, mesmo com erros ortográficos
(troca de letras, por ex.) palavras cuja grafia é familiar. Nesse caso,
verifica-se se o aluno desenvolveu a capacidade de codificação.
B) LEITURA DE UM BILHETE
Objetivo: Ler com
autonomia.
a) Consigna:
Explicar aos alunos: vocês estão recebendo um bilhete. Devem ler e escrever a
resposta. Vamos combinar algumas regras para essa atividade. Quando eu estregar
o bilhete, um aluno não poderá mais conversar com o outro. Eu também não posso
responder a perguntas, porque essa é uma atividade para saber se vocês sabem
como escrever um bilhete.
b) Entregar uma
folha com o bilhete para cada aluno. Pedir que escrevam o próprio nome na
primeira linha e faça de conta que receberam esse bilhete de um amigo.
c) Pedir que
leiam em silêncio e escrevam a resposta.
Sugestão de bilhete:
___________________________ (NOME DO ALUNO)
GANHEI UM JOGO BEM LEGAL!
VENHA JOGAR COMIGO AMANHÃ A TARDE.
TCHAU.
LUCAS.
RESPOSTA:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Habilidades avaliadas:
a) Verificar se a
criança é capaz de identificar o assunto de que trata o texto.
b) Verificar se a
criança é capaz de redigir um texto curto adequado ao gênero e a seu objetivo.
c) Verificar se a
criança é capaz de produzir um texto com maior ou menor adequação, levando em
conta sua situação de produção e a situação em que será lido.
3) Sondagem para o 3º ano:
Atividade: Reescrita
de conto tradicional. (Texto conhecido)
Atenção: A
sondagem deve ser realizada individualmente.
a) Perguntar aos
alunos quais contos tradicionais eles conhecem.
b) Listar os
títulos na lousa.
c) Pedir que
votem no que mais gostam.
d) O conto mais
votado deverá ser reeescrito pelos alunos, individualmente e sem intervenção do
professor.
e) Antes de
iniciar a reescrita, recontar a história, para garantir que todos a conheçam e,
se necessário, fazer uma leitura compartilha da mesma.
Critérios para
avaliar as produções de textos dos alunos:
1 a) Não “corrigir”
os “erros” ortográficos, pois é importante preservar a integridade da escrita
do aluno, para futuras análises comparativas.
2 b) Analisar a
escrita do aluno, considerando:
Habilidades de escrita avaliadas:
a) Presença das idéias principais em texto produzido com características da linguagem escrita.
b) Segmenta o texto em palavras.
c) Segmenta o texto em frases, usando inicial maiúscula (em caso de letra cursiva) e pontuando final das frases.
d) O aluno escreve o texto , considerando a trama principal, a organização temporal do enredo, utilizando recursos coesivos.
e) Presença das idéias principais, mesmo sob forma de frases soltas.
f) Presença de escrita, mas não o solicitado.
g) Ausência de escrita.
4) Sondagem para o 4º ano:
Atividades: Leitura e interpretação de texto narrativo
não-ficcional, do tipo “fábula”
Produção de Texto – Reescrita
da fábula.
Atenção: A
sondagem deve ser realizada individualmente.
Sugestão:
a) Leitura e
interpretação de Texto
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do
buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé,
paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
__Segue em
paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o
leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se
agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos
urros, apareceu o ratinho.
__Amor com
amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas.
Num instante
conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a
primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se fugir.
“Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.”
(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)
Questões sobre o texto:
1) Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro
em que foi publicado?
Resposta: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas".
Resposta: Monteiro Lobato . "Obra infantil completa", volume "Fábulas".
Habilidade de leitura avaliada: localizar informação no texto.
Professor: durante muito tempo foi comum na escola usar textos sem nenhuma referência bibliográfica. Acreditava-se que isto não era importante, ainda mais com as crianças das séries iniciais. Hoje em dia, sabendo que o texto não é transparente e que o contexto ou a situação de produção constituem o próprio texto, identificar o autor da obra e qual seu suporte ou portador é uma informação importante para os sentidos do que se lê, se escreve, se fala ou se ouve. Além disso, o uso sistemático da referência bibliográfica auxilia na ampliação do repertório de leitura das crianças. Um exemplo é a constatação de que mesmo crianças bem pequenas indicam suas preferências de leitura no que se refere a autores ou tipos de livros.
2) Por que o ratinho ficou
paralisado pelo terror?
Resposta: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato.
Resposta: Porque o leão é um bicho enorme e assustador para um pequeno rato.
Habilidade de leitura avaliada: se o aluno faz inferências, isto é, identifica uma informação implícita no texto.
Professor: a inferência é uma estratégia de leitura através da qual "lemos" o que não está escrito explicitamente no texto. É como se fosse uma "adivinhação" feita com ajuda de algumas pistas dadas pelo texto, pelo contexto, pelos conhecimentos prévios do leitor ou pelas intencionalidades do autor percebidas pelo leitor. Um bom exemplo de inferência são as piadas, pois a gente ri exatamente porque entendeu o que não está dito diretamente no texto. Veja que esta habilidade é diferente de localizar ou identificar uma informação explícita no texto, como é o caso da questão 1, anteriormente referida, e da questão 3, a seguir.
3) O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho?
Resposta: Caiu na rede
Resposta: Caiu na rede
Habilidade de leitura avaliada: se o aluno localiza informação no texto.
Professor: durante muito tempo na escola essa habilidade esteve relacionada apenas ao assunto ou ao tema dos textos lidos, em especial quando procurávamos retomar as idéias centrais e/ou secundárias de um texto. Atualmente, temos indicado o desenvolvimento desta habilidade também no que se refere aos tipos e suportes
de textos, como é o caso das questões 5 e 7, a seguir.
4) Por que o ratinho resolveu
ajudar o leão?
Resposta: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra.
Resposta: Para recompensar o leão por não ter devorado o ratinho em outra ocasião. No texto há "o amor com amor se paga" que poderia ser inclusive, a moral desta fábula, mas Lobato preferiu outra.
Habilidade de leitura avaliada: se o aluno faz inferência.
Professor: idem questão 2.
5) Quem são as personagens do texto?
Resposta: São o leão e o ratinho.
Resposta: São o leão e o ratinho.
Habilidade de leitura avaliada: identificar as personagens como um dos elementos caracterizadores da narrativa ficcional/fábula.
Professor: a fábula é uma narrativa ficcional herdada da cultura popular. A escolha de animais como personagem tem relação com a construção de uma simbologia, no qual os animais falam e agem como se fossem seres humanos. Identificar personagens de um texto pode parecer simples, mas é desejável que os alunos possam ir tornando essa competência consciente não só como leitores, mas também quando forem produzir seus próprios textos.
6) Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?
Resposta: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história.
Resposta: nem um nem outro, mas um narrador que não participa da história.
Habilidade de leitura avaliada: distinguir narrador de personagem, percebendo o foco narrativo (1ª ou 3ª pessoa)
Professor: os alunos precisam fazer a distinção entre narrar e ser personagem, percebendo o ponto de vista do narrador: ele participa da história como personagem? Ele conhece todos os fatos? Ele conhece parcialmente os fatos? Ele escolhe qual ponto de vista usa para narrar? Além disso, desde os anos iniciais, as crianças podem ir conhecendo a diferença entre autor e narrador: este é, na verdade, uma ficção, também como as personagens, o enredo etc. O autor é a pessoa física. Aqui vale lembrar algumas músicas de Chico Buarque de Holanda, como "Com açúcar, com afeto" na qual o narrador/ personagem é mulher, ainda que o autor seja um homem, ou seja, o famoso compositor da MPB.
7) Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a
moral deste texto lido?
Resposta: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos lingüísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante).
Resposta: Os alunos podem transcrever a moral do texto ("Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão."). Aqui temos um exemplo de que os conhecimentos lingüísticos manifestam-se nas atividades de leitura e de produção de textos . Os alunos podem ainda fazer uma paráfrase, ou seja, usar suas próprias palavras para retomar a moral, como: a paciência dos pequenos vale mais que a força dos fortes (ou algo semelhante).
Habilidade de leitura avaliada: localizar a moral como um dos elementos caracterizadores do gênero textual fábula.
Professor: é conveniente discutir com os alunos que a moral da fábula vem em destaque através do espaço gráfico ao final do texto e faz uso de um tipo de letra diferente do restante. Além disso, é bom ressaltar que a moral das fábulas refere-se a comportamentos humanos genéricos ou experiências vividas pelos seres humanos, encerrando sempre um ensinamento para os ouvintes ou leitores. A moral retoma, na verdade, o tema do texto.
b) Produção
de Texto
Atividade: Reescrita de um texto de memória (fábula “O leão e o
ratinho).
Consigna: após a leitura e interpretação do texto, o professor
deve solicitar aos alunos que reescrevam a história, da maneira que se
lembrarem dela, sem adicionar ou retirar os fatos principais. É interessante
que essa atividade seja desenvolvida no dia seguinte, e que seja feito um
reconto oral da mesma.
Habilidades
de produção de texto avaliadas:
O aluno sabe:
a) Elaborar ou parafrasear uma fábula,
b) Distinguir narrador de personagem?
c) Caracterizar as personagens e o ambiente?
d) Empregar esquemas temporais básicos?
e) Usar os recursos gráficos do discurso direto e outras pontuações básicas?
f) Segmentar o texto em parágrafos?
g) Usar os elementos coesivos?
h) Empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?
5) Sondagem para o 5º ano:
Atividades: Leitura e interpretação de texto
jornalístico - Notícia
Produção de Texto
Sugestão
a)
Leitura e
interpretação de texto jornalístico
De férias em Miami, meia retorna ao Brasil no dia 15
O colombiano Freddy Rincon, pivô da
mais recente crise no Corinthians, volta de Miami (Estados Unidos), onde
passa férias, no próximo dia 15.
A
informação foi dada pelo empresário do jogador, Francisco Monteiro, o Todé.
"Ele deve se apresentar a seu novo clube no dia 15. No mesmo dia, dirá
as razões que o fizeram sair do Corinthians", afirmou o empresário. Todé
disse que conversou com Rincón, por telefone, e que não poderia dar detalhes
sobre as negociações com o Santos. "Só posso dizer
que um clube ofereceu
|
mais dinheiro, e ele resolveu sair." O
diretor de futebol do Santos Paulo Ferreira negou que a viagem de Rincón, que
estava na Colômbia até a semana passada, esteja sendo patrocinada pelo clube,
em uma tentativa de "abaixar a poeira" do caso."Não fizemos
nada disso. Nem sei onde o Rincón está agora", afirmou Ferreira, que
anteontem havia declarado não saber quando o colombiano seria apresentado
oficialmente à torcida santista. "Se eu te disser que já há uma data
definida estou mentindo", disse o dirigente.
(Fernando Morais e Marcelo Souza)
Da reportagem local.
Folha de S. Paulo. Caderno 4, pág. 4 esporte- Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2000. |
Questões sobre o texto
1) De onde foi tirado este texto? Quem escreveu?
Resposta: O texto foi tirado do jornal "Folha de S.Paulo", caderno Esporte, pág. 4, do dia 3 de fevereiro de 2000. Os jornalistas responsáveis são Fernando Morais e Marcelo Souza, da Reportagem Local.
Resposta: O texto foi tirado do jornal "Folha de S.Paulo", caderno Esporte, pág. 4, do dia 3 de fevereiro de 2000. Os jornalistas responsáveis são Fernando Morais e Marcelo Souza, da Reportagem Local.
Habilidade de leitura avaliada: localizar informação no texto.
Professor: se entendemos que linguagem é interação, o processo de leitura inicia-se pela análise das condições de produção do texto: quem escreveu, para quem, para quê, por quê, onde, quando e como. Por isto, a importância de trabalhar com textos reais e sua situação de produção. O aluno precisa conhecer e usar as estratégias de leitura de todo leitor maduro, ou seja, aquele que sabe qual o portador do texto que lê e como isto constitui a própria leitura. No caso desta questão da avaliação, o texto foi publicado em determinado jornal, em seu caderno de esportes (portanto, não é um jornal exclusivamente esportivo).
2) A notícia trata do quê?
Resposta: a notícia é uma informação sobre a crise corinthiana porque o jogador Rincón, de férias em Miami, decidiu que não joga mais no Corinthians e vai para outro time - o Santos.
Resposta: a notícia é uma informação sobre a crise corinthiana porque o jogador Rincón, de férias em Miami, decidiu que não joga mais no Corinthians e vai para outro time - o Santos.
Habilidade de leitura avaliada: identificar o tema central do texto
Professor: para entender esta notícia, o leitor trabalha com várias informações não explicitadas no texto, mas que são seus conhecimentos prévios sobre o assunto (futebol). Neste caso, trata-se especificamente do fato de Rincón estar de férias e ter decidido trocar de time em plena vigência de seu contrato profissional.
3) Quem deu a informação da saída de Rincón do seu time?
Resposta: Foi seu empresário, Francisco Monteiro, o Todé.
Resposta: Foi seu empresário, Francisco Monteiro, o Todé.
Habilidade de leitura avaliada: localizar informação no texto.
Professor: esta é uma habilidade muito exigida no processo de leitura. O que pode mudar é o assunto do texto ou sua linguagem os quais não sendo de conhecimento do leitor podem dificultar o entendimento.
4) Qual é o título da notícia? Por
que está escrito com letras maiores e de cor mais escura?
Resposta: o título é De férias em Miami, meia retorna ao Brasil no dia 15
Habilidade de leitura avaliada: realizar inferências a partir de indicadores gráficos de alguns gêneros textuais.
Resposta: o título é De férias em Miami, meia retorna ao Brasil no dia 15
Habilidade de leitura avaliada: realizar inferências a partir de indicadores gráficos de alguns gêneros textuais.
Professor: Ao título de uma notícia dá-se o nome de "manchete" que vem destacada em letras maiores e em negrito como forma de chamar a atenção do leitor . As manchetes podem "conduzir" o leitor a escolher ler ou não determinados textos. Lembramos que o jornal é um tipo de portador que pressupõe uma leitura seletiva: o leitor escolhe o que vai ler e como vai ler. Ninguém lê o jornal na íntegra, em especial seus leitores assíduos, pois o fato de acompanharem as notícias e a própria forma de apresentá-las no jornal apontam para leituras seletivas.
5) Na frase "meia retorna ao Brasil no dia 15", a palavra
grifada está se referindo a quem?
Resposta: ao jogador Rincón .
Resposta: ao jogador Rincón .
Habilidade de
leitura avaliada: estabelecer relação entre partes de um texto a
partir da substituição de um termo (coesão).
Professor: a palavra grifada substitui o nome do jogador Rincón, tratando-se assim de u m mecanismo de coesão textual, a partir da substituição de um termo por outro.
Professor: a palavra grifada substitui o nome do jogador Rincón, tratando-se assim de u m mecanismo de coesão textual, a partir da substituição de um termo por outro.
6) Escreva uma frase usando a palavra "meia" em outro sentido
diferente do usado na notícia.
Resposta: Pessoal.
Sugestões: Fui comprar meia no Shopping. Ela comeu apenas meia laranja.
Resposta: Pessoal.
Sugestões: Fui comprar meia no Shopping. Ela comeu apenas meia laranja.
Habilidade de produção avaliada: inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto imediato.
Professor: a manchete do
jornal traz a palavra "meia" significando uma posição de jogador de
futebol dentro da tática do jogo em campo. Mesmo que o leitor desconheça esta
informação, há outros aspectos do contexto que o auxiliam a entender: trata-se
de uma notícia no caderno de esportes; é um assunto que provavelmente ele ouviu
no rádio ou na tv, enfim já teve informações a respeito, por isto faz
inferências sobre o sentido da palavra "meia" usada na notícia.
No que se
refere à proposta de avaliação dos alunos, é importante discutir com eles que é
no contexto do texto que podemos entender os significados das palavras:
"meia" também pode significar uma vestimenta ou a metade de algo.
É bom
ressaltar ainda que o fato de solicitarmos que os alunos elaborem uma frase com
a palavra "meia" não significa que estamos defendendo a idéia de que
"formar frases" seja aprender a escrever. Pelo contrário, aprende-se
a escrever, escrevendo textos e não frases.
O que está
proposto aqui (elaborar frases) é apenas um recurso didático para que os alunos
possam fazer uma reflexão a respeito dos fatos da língua no que se refere às
palavras e seus sentidos dentro do contexto em que são empregadas.
a Produção de Texto
Atividade: Produção de
Relato Pessoal, ou seja, produção de texto a partir de necessidades e escolhas
pessoais: É a atividade de produção autônoma em que o aluno mobiliza seus
conhecimentos prévios para compor texto de autoria.
Consigna
(Proposta): Todo brasileiro é louco por futebol. Com certeza você torce para algum
time e já sentiu fortes emoções. Conte-nos um fato que ocorreu em sua vida onde
seu time do coração estava presente.
Habilidades
de produção de texto avaliadas:
O aluno sabe:
1) Elaborar um relato baseado em experiências
pessoais?
2) Distingue
narrador de personagem, tendo em vista que ele é o próprio narrador?
3) Caracterizar as personagens e o ambiente?
4) Empregar esquemas temporais básicos?
5) Usar os recursos gráficos do discurso direto e
outras pontuações básicas?
6) Segmentar o texto em parágrafos?
7) Usar
os elementos coesivos?
Referências:
FERRAZ, Helena C. Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem. Pautas para Reflexão em Grupo. Projeto apresentado à SME, 2011.
Esse blog é ótimo.
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