quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dia do Índio Brasileiro - 19 de abril - 1ª parte

Dia do Índio Brasileiro
19 de Abril



A aprovação da Lei 11.465/08, instituiu a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino nacional. Não se trata de uma disciplina nova, mas sim da integração da temática às aulas de Artes, Literatura, História e Geografia.

Assim, os alunos poderão conhecer o processo de construção da nação brasileira, o nosso passado e, por que não, nosso presente?

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia de um a cinco milhões de índios no país. A partir desse fato, podemos mensurar quanto esses nativos influenciaram na cultura nacional, contribuindo diretamente para a formação da nossa identidade.

Se olharmos a nossa volta, poderemos verificar tais elementos com facilidade, seja nas roupas, nos acessórios, ou nas palavras que falamos, em nomes de cidades, na alimentação, na música ou na dança...

Ou seja, a vida de todo cidadão brasileiro é pautada na diversidade e na mistura de diferentes culturas, principalmente a indígena, povo nativo e dono há milhares de anos dessa terra, que hoje, chamamos de BRASIL.



Onde pesquisar mais?

1) Portal "Domínio Público"

O portal Domínio Público pode ajudar professores e alunos a conhecer melhor a história e a cultura dos índios do Brasil. Além de documentos, artigos, teses, livros, poesias, o portal torna disponível para acesso, a partir desta quinta-feira, 27, a série Vias dos Saberes. 

São quatro volumes que abordam a temática indígena e étnico-racial. Todo esse acervo pode ser consultado gratuitamente. 

Professor e aluno podem se informar sobre a formação da identidade do povo brasileiro, por meio de uma diversidade de fontes e temas capazes de oferecer diferentes pontos de vista sobre a temática indígena.

Extraído de:http://portal.mec.gov.br, acesso em 11/04/2013.

Clique no link para acessar o conteúdo "Via dos Saberes" http://portal.mec.gov.br/index.php?id=10182&option=com_content&task=view





Sugestão de Atividades

Professor(a): verifique o nível de dificuldade das atividades sugeridas abaixo, para adequá-las à sua turma.




1)Anos iniciais

Leituras
a) Textos Informativos













b) Sequência de Atividades - Língua Portuguesa














c) Atividades de Matemática







d) Atividades de Geografia


Curioso é pronunciarmos isso diariamente e não nos darmos conta do significado de cada palavra, e há milhares de palavras, expressões, comidas, e nome de ruas e cidades que são Tupi-Guarani. Além disso em São Paulo, todas as ruas do bairro de Moema (zona azul) possuem nomes indígenas como: Nhambiquaras, Jurupis, Jamaris, Arapanés, Jururê, etc.
Uma coisa que poucos brasileiros se atêm é o facto de que centenas de cidades no Brasil tem nome indígenas, ou seja em Tupi-Guarani, língua dos índios que viviam no Brasil descoberto por Pedro Álvarez Cabral. OGuarani é um dialeto pertencente ao tronco tupi, que congrega várias línguas indígenas da América do Sul. O Tupi-Guarani tem várias línguas como o  Guarani – uma das línguas oficiais do Paraguai, também falado no Brasil pelos indígenas (guaranis).
Contestações à parte, acho que o Tupi-Guarani devia ser ensinado nas escolas, mas se nem o português eles aprendem, que dirá Tupi-Guarani que é tão difícil. Bem, mas pensando nisso decidi fazer uma breve pesquisa e partilhar com vocês o nome indígena de algumas cidades brasileiras, espero que seja interessante e que vocês apreciem e divulguem.

Segue abaixo a lista com alguns  nomes indígenas de cidades brasileiras:

Araponga: Pássaro Grande;
Anhembi: Rio dos pássaros Nambus;
Araribóia: Cobra do Rio;
Atibaia: Ave Sã;
Avaré: Homem Amigo;
Bocaiúva: Palmeira;
Birigui: Mosquito;
Butantã: Terra Dura;
Catumbi: Folha Azul;
Cabuçu: Vespa Grande;
Caeté: Mata Frondosa;
Cambuci: Vaso de Água;
Cambuquira: Arbusto;
Caramuru: Homem de Fogo;
Caxambu: Tipo de Tambor;
Caçapava: Travessia no mato;
Guapira: Onde o vale começa;
Ibirapuera: Pedra podre;
Ibiúna: Terra escura;
Iguatemi: Rio Ondulante;
Itacira: Lâmina afiada;
Itajuí: Onde se encontra o ouro;
Ipanema: Água ruim;
Ipiranga: Riacho vermelho;
Itajubá: Braço de ferro;
Itapolis: Pedra polida;
Itapemerim: Caminho de pedra pequena;
Piratininga: Peixe seco;
Paraguassu: Rio grande;
Paranapanema: Água sem peixe;
Tucuruvi: Gafanhoto verde;
Jaguará: Cachorro;
Jenipapo: Árvore muito alta.

Mapa de distribuição das tribos no território brasileiro:






2) Atividades de Alfabetização













Atividades diversificadas

a) Máscaras




b) Desenhos para colorir







Fontes de pesquisa:
  • Livro "Armazém de Textos", Ed. FAPI
  • Revista "Projetos Escolares - Índios", On Line Editora
  • Imagens diversas coletadas na Internet
  • Álbuns do Picasa 
  • Arquivo pessoal de atividades didáticas.

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