segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hoje tem aula de .... CIÊNCIAS!!!

Autora: Lívia R. Bardy - Universidade Federal de São Carlos

Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher



O CORPO HUMANO

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre o corpo humano; sua formação e funcionamento.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 02 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, porém é importante que os alunos já estejam em processo de alfabetização
.
Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
O professor deverá pedir para que cada aluno faça um desenho de si próprio - como se fosse uma fotografia, mas que não coloquem seus nomes.  

Atividade 1

Após a confecção dos desenhos, o professor deverá colocá-los na parede ou na lousa, isto é, em algum lugar que fique bem visível.
No momento em que todos os desenhos já estiverem expostos o professor deverá fazer algumas discussões e questionamentos aos alunos, como por exemplo:
- Todas as pessoas são iguais?
- As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características?
- Em quais características as pessoas podem ser diferentes?
Figura 2 - Imagem do corpo humano.



Acesso em: 24. Jan. 2009.
É importante que o professor favoreça que os alunos cheguem à conclusão, por meio das discussões feitas entre eles e o professor, de que as pessoas podem ser parecidas na cor da pele, no formato dos olhos, nariz, na altura, no tipo dos cabelos (escuros, claros, lisos, enrolados). Estas são as características físicas dos seres humanos. Existem também outras características que todos têm em comum, como por exemplo, a formação do corpo humano (Fig. 2). E são estas características que os alunos devem chegar por meio das discussões e da observação de todos os desenhos expostos na sala de aula.

Atividade 2

Sugerimos nesta atividade, que cada aluno marque em seu desenho (da primeira atividade) a digital de seu polegar, com tinta para carimbo, e depois a compare com as demais (as de outros alunos). Assim, poderão perceber que apesar dos seres humanos terem a mesma constituição física (cabeça, tronco e membros), existem outras características que nos diferenciam dos outros e a impressão digital é uma delas (Fig. 3)!

Figura 3 - Imagem de uma impressão digital
Disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/thumb_187/11902508732A9kAv.jpg  Acesso em: 12. Fev. 2009.
Esta atividade tem o objetivo de apresentar aos alunos o conhecimento de que cada pessoa apesar de ter as mesmas características físicas que as outras, possuem ao mesmo, tempo características individuais, como por exemplo, a impressão digital além de outras como a personalidade – preferências, maneiras de enfrentar desafios e etc. Sendo assim, é preciso que o professor dialogue com os alunos sobre este assunto.

Atividade 3

Após as discussões e questionamentos feitos nas atividades 1 e 2, sugerimos que o professor apresente aos alunos os recursos postados abaixo.


Recursos: 


Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10533/homem.swf  
Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10163/mulher.swf  
Estes recursos (Figs. 4 e 5são do tipo animação/simulação sobre o corpo humano. O objetivo destes recursos é apresentar as partes do corpo humano - cabeça, tronco e membros.
O primeiro recurso tem a imagem do corpo humano masculino, já o segundo tem a imagem, com os mesmos objetivos e conteúdos, sobre o corpo humano feminino. Há uma seta em que os alunos poderão clicar para girar o corpo e ver suas imagens de todos os ângulos possíveis.

Atividade 4

Para dar continuidade ao assunto abordado, o professor deverá disponibilizar aos alunos jornais e revistas para que possam retirar figuras sobre as atividades que o ser humano pode realizar com cada parte do seu corpo. Por exemplo, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa cozinhando, tal figura deverá ser inserida no quadro b (abaixo) – “atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores". Da mesma forma, se o aluno recortar uma figura de uma pessoa chutando uma bola, esta deverá ser  inserir no quadro c (abaixo).

a) Neste quadro os alunos deverão inserir imagens de atividades que o ser humano pode realizar com a cabeça.
  
b) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros superiores.
  
c) Colocar imagens das atividades que o ser humano pode realizar com os membros inferiores.


Sugestões para ampliação dos conceitos:

1) Os alunos poderão aprender mais sobre o corpo humano, explorando o site:
2) Com o objetivo de “testar” os conhecimentos aprendidos durante as aulas os alunos poderão fazer a cruzadinha sobre o corpo humano. Para tanto, é necessário estar conectado à internet!
3) Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre o Corpo Humano, poderá visitar o site abaixo:
Recursos Complementares
Materiais para a confecção dos desenhos. Revistas, jornais.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas. É importante que  o professor converse com os alunos para saber se estão tendo dificuldades ou dúvidas sobre o tema da aula.

ACESSO EM 08/04/2013.


AMPLIANDO OS CONCEITOS ESTUDADOS

1)Atividades para registro e sistematização:




2) Móbiles do corpo humano:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.