quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dica para os pais e cuidadores



Como ajudar a criança em casa


  • Estimule-o ao máximo! Quanto mais estímulo a criança tem em casa, melhor ela se sai na escola. 
  • Nem sempre o estímulo é óbvio. Ao pensar em escola, pensa-se primeiro em lições. Às vezes, outras coisas são prioritárias antes ainda de um reforço na lição. 
  • Leia com seu filho pelo menos uma vez ao dia. 
  • Reserve um horário e prepare o ambiente. Às vezes, 
  • um elemento novo na leitura muda todo o texto. Peça ideias à própria criança de como melhorar o texto, você pode se surpreender! 
  • Confeccionar fantoches, ilustrar com um desenho, pedir opiniões, fazer vozes diferentes em diálogos... tudo vale nessa hora! 
  • Estimule a criança com brincadeiras. Monte um  álbum de figurinhas, ensine-a a pular corda, participe de uma brincadeira simbólica ( mercadinho, medico etc ), monte um quebra-cabeça, use sua imaginação. 


Peça à criança para ajudar a arrumar coisas em casa.

A criança que não tem contato com esse tipo de organização, não conseguem se organizar com o caderno e
com seus pertences escolares. Brinque de arrumar a gaveta de roupas de várias formas (cor, tipo de roupa), peça ajuda para melhor organizar os brinquedos ( mais usados por cima, do mesmo tipo, etc. ) entre outros.



O que está por trás do ‘como ajudar seu filho em casa’
  • Leitura de livros: percepção de diálogo ( mudança de vozes ), coordenação motora ( confecção de fantoches ), pensamento descritivo ( desenho ), criticidade ( opiniões ), conhecimento de partes de um texto ( a história em si ). 
  • Álbum de figurinhas: contagem, reconhecimento de números, percepção de qual número falta, quantos faltam. 
  • Pular corda: percepção de sincronismo, pensamento temporal, lateralidade, coordenação motora. 
  • Brincadeira simbólica: o que a criança sabe sobre determinada situação e o que ainda falta aprender. Mostra exatamente o que ela ‘enxerga’ do mundo. 
  • Arrumação: preparação para organização de informações para próximas séries ( tabela, gráfico etc ), hábito de planejamento, discernimento sobre informações diversas. 



E a lição escolar? Como posso ajudar?

  • Pergunte sempre o que foi feito na escola. 
  • Peça à criança para reler textos em casa. 
  • Deixe a criança escrever espontaneamente. Após a escrita, faça questionamento, para que ela possa refletir sobre o que está faltando/ sobrando, sobre a troca de letras ou qualquer outro aspecto necessário. 
  • Verifique se o aluno terminou toda a lição e se está bem organizada. Não hesite em pedir que ele refaça determinada parte, se considerar ruim. 
  • Não ensine ‘truques’ que ele possa levar à vida adulta. Ex: chapeuzinho do vovô, pontinho do parágrafo etc. 
  • Oriente a criança a sempre representar com desenhos situações matemáticas. Ela está em período de aprendizagem concreta. É fundamental essa representação para que ela realmente compreenda o que acontece. 
  • Apenas acompanhe e oriente a criança durante a lição de casa. Nunca faça para ela, pois é ela quem precisa aprender.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matemática: Atividades de Contagem e Numeralização

Acesse as atividades no link abaixo: Atividades de Matemática - 2º e 3º anos do E.F.