Como ajudar a criança em casa
- Estimule-o ao máximo! Quanto mais estímulo a criança tem em casa, melhor ela se sai na escola.
- Nem sempre o estímulo é óbvio. Ao pensar em escola, pensa-se primeiro em lições. Às vezes, outras coisas são prioritárias antes ainda de um reforço na lição.
- Leia com seu filho pelo menos uma vez ao dia.
- Reserve um horário e prepare o ambiente. Às vezes,
- um elemento novo na leitura muda todo o texto. Peça ideias à própria criança de como melhorar o texto, você pode se surpreender!
- Confeccionar fantoches, ilustrar com um desenho, pedir opiniões, fazer vozes diferentes em diálogos... tudo vale nessa hora!
- Estimule a criança com brincadeiras. Monte um álbum de figurinhas, ensine-a a pular corda, participe de uma brincadeira simbólica ( mercadinho, medico etc ), monte um quebra-cabeça, use sua imaginação.
Peça à criança para ajudar a arrumar coisas em casa.
A criança que não tem contato com esse tipo de organização, não conseguem se organizar com o caderno e
com seus pertences escolares. Brinque de arrumar a gaveta de roupas de várias formas (cor, tipo de roupa), peça ajuda para melhor organizar os brinquedos ( mais usados por cima, do mesmo tipo, etc. ) entre outros.
O que está por trás do ‘como ajudar seu filho em casa’
- Leitura de livros: percepção de diálogo ( mudança de vozes ), coordenação motora ( confecção de fantoches ), pensamento descritivo ( desenho ), criticidade ( opiniões ), conhecimento de partes de um texto ( a história em si ).
- Álbum de figurinhas: contagem, reconhecimento de números, percepção de qual número falta, quantos faltam.
- Pular corda: percepção de sincronismo, pensamento temporal, lateralidade, coordenação motora.
- Brincadeira simbólica: o que a criança sabe sobre determinada situação e o que ainda falta aprender. Mostra exatamente o que ela ‘enxerga’ do mundo.
- Arrumação: preparação para organização de informações para próximas séries ( tabela, gráfico etc ), hábito de planejamento, discernimento sobre informações diversas.
E a lição escolar? Como posso ajudar?
- Pergunte sempre o que foi feito na escola.
- Peça à criança para reler textos em casa.
- Deixe a criança escrever espontaneamente. Após a escrita, faça questionamento, para que ela possa refletir sobre o que está faltando/ sobrando, sobre a troca de letras ou qualquer outro aspecto necessário.
- Verifique se o aluno terminou toda a lição e se está bem organizada. Não hesite em pedir que ele refaça determinada parte, se considerar ruim.
- Não ensine ‘truques’ que ele possa levar à vida adulta. Ex: chapeuzinho do vovô, pontinho do parágrafo etc.
- Oriente a criança a sempre representar com desenhos situações matemáticas. Ela está em período de aprendizagem concreta. É fundamental essa representação para que ela realmente compreenda o que acontece.
- Apenas acompanhe e oriente a criança durante a lição de casa. Nunca faça para ela, pois é ela quem precisa aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário