quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Tangram, um jogo milenar






O QUE É O TANGRAM?
O Tangram é um jogo antigo que surgiu no Oriente e consiste em sete peças. É formado basicamente por uma base quadrada dividida em cinco triângulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo. 

Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Não se sabe ao certo quem inventou e quando o Tangram foi inventado. Em chinês, é conhecido como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peças Inteligentes. 

Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia. Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito raciocínio lógico.

Há quem diga que os Tangrans são os mais antigos puzzles conhecidos. 
O Tangran pratica-se desde há muitos séculos na China.

Ele expandiu-se rapidamente para além do seu país de origem, tornando-se muito popular na Europa e nos Estados Unidos, e tem vindo a inspirar a criação de muitos outros jogos com as mesmas característicasÉ constituído por 7 peças ( um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos ).

Com estas 7 peças podem construir-se uma infinidade de formas diferentes.



Habilidades e competências construídas com o Tangram


O Tangram não é apenas um jogo, cuja origem está perdida no passado da China. Enquanto manuseamos as peças, notamos as suas inúmeras possibilidades didáticas.

O Tangram é um puzzle, um quebra cabeça, um jogo de montar. É talvez o mais antigo puzzle já inventado pelo homem, e certamente um dos mais engenhosos.

Apesar do Tangram ser um material muito simples, tem muitas potencialidades no tratamento de temas como as áreas, os polígonos, ângulos, e relação entre linhas. É um material importante na introdução de conceitos matemáticos e no seu aprofundamento.

As áreas são um tema que se começa a falar nos primeiros anos de escolaridade (sendo ainda cedo explorá-las aos 5 anos) através de actividades simples, auxiliadas por diversos materiais, entre eles, o Tangram. É importante que as crianças encontrem um suporte físico (material) que as ajude a perceber alguns objetos matemáticos abstratos.

Através do jogo, a criança compreenderá as noções mais simples do tema das áreas. Explorando as diferentes figuras geométricas do Tangram, a criança irá descobrir quais as peças que são iguais e que têm a mesma área, ou as que são diferentes mas que também têm a mesma área. Através de actividades matemáticas e da atitude do professor, a criança poderá explorar áreas, compreendendo que as figuras que têm a mesma área são figuras equivalentes.

O professor poderá propor que as crianças construam um quadrado com todas as peças do Tangram e que o colem numa folha quadriculada, assim a criança poderá, através de várias tentativas, construir o puzzle.


O professor poderá ainda, explorar outros puzzles, por exemplo, levar as crianças a descobrir todos os quadrados e triângulos que são possíveis fazer com as peças do Tangram, registando depois em papel quadriculado. Outra actividade poderá ser realizada em jogo mais complexo sobre a relação das áreas existentes entre um triângulo pequeno e um quadrado. A resposta seria, o dobro; qual a relação entre o triângulo grande e o médio? A resposta seria, a metade.

Estas actividades também poderão ser feitas em grupo, algumas crianças ajudam as que têm mais dificuldade.

 O Tangram também permite explorar e compreender o que é um polígono. A criança poderá descobrir polígonos existentes no Tangram; os cinco triângulos, o quadrado e o paralelogramo. Através da manipulação e exploração destas figuras geométricas, a criança compreenderá que o triângulo é o menor polígono que se pode desenhar, porque é o que tem menor número de lados. A criança descobrirá também que os polígonos têm nomes especiais, devido ao número de lados, por exemplo, um triângulo tem esse nome porque tem 3 lados e 3 ângulos.

A criança poderá criar novas figuras, contornar figuras para uma folha e identificar as formas geométricas que a constituem.
Nos polígonos há também a considerar o perímetro, ou seja, a soma de todos os lados. Utilizando as várias peças do tangram a criança conseguirá construir figuras geométricas com maiores ou menores perímetros, pois poderá explorar as figuras individuais ou construir 
polígonos maiores utilizando as figuras em conjunto.


A relação entre as linhas, também é um tema interessante para trabalhar com o Tangram.       A criança poderá, a partir deste tema, explorar os ângulos . As figuras geométricas do Tangram permitem a exploração de ângulos rectos, agudos e obtusos, e também de linhas horizontais, verticais, oblíquas, perpendiculares e paralelas. A criança poderá fazer composições subordinadas a condições, por exemplo, que as figuras se toquem num vértice, num lado, etc.

Pensa-se que o Tangran teve origem na China, há muitos séculos atrás. Não se conhece ao certo a sua data de concepção, ou sequer o seu inventor.
A referencia mais antiga, é de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um Tangram.
Em chinês, o tangram e conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Pecas Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de Tangram é do inicio do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e à Europa, e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, são criados Tangrans em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal. Um dos exemplos interessantes é um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX.

A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.

Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria. Inspiraram também outros brinquedos semelhantes, mas nenhum ao mesmo tempo tão simples e tão genial como o Tangram.
A sua simplicidade e capacidade de representar uma tão grande variedade de objetos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los, explica um pouco a mística deste jogo.



Construa seu Tangram







Montagem de figuras com as peças do Tangram



Regras que devem ser cumpridas na sua utilização:

1. A construção deve ser feita sobre uma superfície plana;

2. As peças não podem sobrepor-se;

3. Todas as peças têm que ser utilizadas numa construção (não podem sobrar peças).

















Molde do Tangram fracionado 
Cada figura equivale a uma fração do quadrado





Mais atividades...

A lenda das sete peças chinesas

Era uma vez um quadrado formado por sete partes de formas diferentes, que estava com vontade de ter outras formas além da forma quadrada.





Por causa disso, as sete partes do quadrado soltaram-se e ficaram a pensar no que se poderiam formar.
 Enquanto isso, alguns pássaros passaram a voar e as sete partes gostaram muito da ideia e quiseram ser pássaros.


Os pássaros voaram para o mar. No mar havia muitos barcos..... As sete partes gostaram do que viram e foram para a água para serem barco também.


Enquanto o barco navegava, as sete partes viram muitos peixes que nadavam no mar... Elas, então, saltaram para água e quiseram ser peixe também.
Os pássaros comem peixe!
O peixe foi para a bariga de um pássaro, que voou...voou...voou...

....e foi parar à varanda do último andar de um edifício, onde uma avó regava as suas plantas.

As sete partes ficaram com vontade de serem regadas também ...assim formaram uma bela planta num belo vaso.




 Felizes, resolveram ficar a morar com a avó, iluminando a sua vida.
Com o passar do tempo descobriram que a avó tinha um sonho....ter uma casa perto de uma igreja.



Propostas de trabalho:

 1.      Contar uma história com sombras chinesas
O nosso objetivo com a história contada em sombras chinesas é conseguir apresentar o Tangram às crianças, de uma forma diferente.
Numa primeira abordagem, despertando a curiosidade da criança para este material, de uma forma lúdica e criativa.
No final, a criança veria cada sombra e escolheria uma para realizar, com as peças do Tangram.


  2.      Relacionar formas do Tangram com a natureza
 O objetivo nesta tarefa é dar às crianças peças do Tangram para realizar um animal ou uma imagem relacionada com a natureza, de acordo com a sua imaginação. Em seguida colaria a sua imagem numa folha, e completaria o seu trabalho pintando e desenhando o que quisesse.
Com esta atividade pretendemos desenvolver e estimular a criatividade da criança.

3.      Explorar o alfabeto.
Construir um mural com o alfabeto em Tangram, ao lado o alfabeto normal, em seguida pedimos a cada criança para realizar, com as peças do Tangram, a letra inicial do seu nome. Para completar, a criança poderá escrever o seu nome completo se já o souber.

 4.      Criação de histórias a partir de figura
Com peças do Tangram, a criança cria uma imagem e conta uma história sobre a imagem que criou.
O objetivo nesta tarefa é levar a criança ao desenvolvimento da sua criatividade.

5.      Descobrir a peça que falta numa imagem incompleta.
Colocamos uma figura incompleta realizada em Tangram, por exemplo, uma casa sem a chaminé, e a criança vai ter de descobrir onde falta a peça.
O objetivo com esta tarefa, é ajudar a criança a desenvolver a capacidade de raciocínio lógico.









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